10 filmes Coming Of Age que você precisa ver (ou rever)

Posted On 16/02/2018 By In Filmes, Listas

10 filmes Coming Of Age que você precisa ver (ou rever)

Aproveitando a estreia de Lady Bird (leia a crítica), que conta uma história repleta de descobertas e desafios na vida de Cristine (Saoirse Ronan) com um estilo descompromissado, listamos alguns filmes que possuem o mesmo gênero: o Coming Of Age, que foca no crescimento de uma personagem da juventude à vida adulta.

Confira!

Juno

Vencedor da categoria de Melhor Roteiro Original no Oscar em 2008, o filme é uma comédia apaixonante sobre uma jovem de 16 anos que engravida de seu amigo. Quando decide procurar um casal apto para criar seu filho, Juno aprende muitas coisas sobre a vida.

Paulie Bleeker: I still have your underwear.

Juno MacGuff: I still have your virginity.

Quase 18

Estrelando Hailee Steinfeld, este filme tem o maior estilo John Hughes e é diversão do início ao fim. Bem parecido com Lady Bird em alguns aspectos (principalmente com protagonistas de cada longa), a história foca em um período conturbado para Nadine, quando sua melhor (e única) amiga começa a namorar seu irmão e ela se encontra mais sozinha do que nunca. Leia a crítica.

There are two types of people in the world: The people who naturally excel at life. And the people who hope all those people die in a big explosion.

Conta Comigo

Baseado em um dos romances do mestre Stephen King, essa história não tem nada de terror. Um escritor relembra um acontecimento bem marcante na sua vida quando tinha apenas 12 anos: ele e seus três amigos saem para procurar um jovem que estava desaparecido na mata há dias, mas o que começa como uma pequena aventura acaba se tornando uma verdadeira lição de autoconhecimento e crescimento. Sem dúvida, uma das melhores histórias de King – e das mais emocionantes! Leia a crítica.

I never had any friends later on like the ones I had when I was twelve. Jesus, does anyone?

Boyhood

Por mais que o diretor Richard Linklater tenha passado 12 anos filmando o longa, essa não é uma daquelas grandes produções de Hollywood. Mantendo seu estilo simples, Linkater segue a vida do garoto Mason (Ellar Coltrane) de seus 6 aos 18 anos, até chegar à faculdade. Ao longo do tempo, situações triviais e que marcam a vida de qualquer um são documentadas: a infância, a relação com os pais, o primeiro amor, os amigos e tantas outras descobertas para se levar para a vida.

You know how everyone’s always saying seize the moment? I don’t know, I’m kinda thinking it’s the other way around. You know, like the moment seizes us.

Os Incompreendidos

François Truffaut foi um dos grandes diretores franceses e também um dos precursores da Nouvelle Vague. Ao dirigir Os Incompreendidos, Truffaut criou seu próprio alter-ego nas telonas: Antoine Doinel, que acabou sendo protagonista de mais quatro filmes sobre sua vida, até a fase adulta. O primeiro filme foca na infância de Antoine e no início da adolescência, época demarcada pela ausência dos pais, a rebeldia no colégio e as tardes furtivas dentro do cinema. É um retrato cru sobre a necessidade de amadurecer cedo demais, e a dura cena final exemplifica tudo o que Truffaut quis passar.

Oh, I lie now and then, I suppose. Sometimes I’d tell them the truth and they still wouldn’t believe me, so I prefer to lie.

A Mentira

Um dos melhores filmes com Emma Stone! No maior estilo Meninas Malvadas + John Hughes (olha ele aí de novo…), A Mentira faz referências ao romance A Letra Escarlate e traz uma história cheia de personalidade e complexidade sobre adolescência, fofocas e hipocrisia. Isso sem deixar de lado a crítica sobre fanatismo religioso – tudo isso bem amarrado dentro de um roteiro leve e que prende a atenção em poucos minutos.

Whatever happened to chivalry? Does it only exist in 80’s movies? I want John Cusack holding a boombox outside my window. I wanna ride off on a lawnmower with Patrick Dempsey. I want Jake from Sixteen Candles waiting outside the church for me. I want Judd Nelson thrusting his fist into the air because he knows he got me. Just once I want my life to be like an 80’s movie, preferably one with a really awesome musical number for no apparent reason. But no, no, John Hughes did not direct my life.

Educação

A doce Carrie Mulligan estrela este singelo longa inglês sobre uma jovem que não vê a hora de sua vida adulta chegar. Ao se envolver com um homem mais velho, ela se abre para um novo mundo cheio de descobertas. Sua idealização da vida adulta, contudo, pode não ser tudo o que ela esperava.

I’m going to read what I want, and listen to what I want, and I’m going to look at paintings and watch French films, and I’m gonna talk to people who know lots about lots.

Quase Famosos

Cameron Crowe se baseou nas próprias vivências da adolescência ao contar a história do jovem William, que quer ser jornalista e é apaixonado por música. Para seguir seu sonho, ele sai em turnê junto de sua banda favorita, Stillwater, para escrever um artigo na Rolling Stone. É um retrato do rock nos anos 70 e daquelas experiências inusitadas que também podem marcar uma vida por completo. Veja também nossa lista de filmes sobre rock.

When and where does this “real world” occur?

As Vantagens De Ser Invisível

Um feel good movie com boas doses de drama. Stephen Chbosky adaptou seu próprio livro para as telas e não decepcionou. Charlie, o protagonista, é um garoto de 15 anos que se recupera de depressão. Ele perdeu seu amigo por suicídio e entra no colegial ao mesmo tempo. Ele faz novas amizades e, com elas, aprende o significado de muitas coisas. A história também aborda o assédio sexual de maneira singela, porém marcante!

And in this moment I swear, we are infinite.

Clube dos Cinco

Bom, se você leu até aqui, com certeza já deve ter pensado nesse filme. E a cada ano que passa, a certeza só aumenta de que Clube dos Cinco não só é a obra definitiva de John Hughes como também é um dos Coming of Age mais originais e marcantes de todos os tempos. É aquele tipo de filme que, se explicarmos muito, até perde um pouco da graça. Portanto, se você ainda não assistiu (sério?), corra pra Netflix e tire esse atraso!

We’re all pretty bizarre. Some of us are just better at hiding it, that’s all.

Tags : , , , ,

Jornalista especializada em cinema. Fundadora e editora-chefe do Cinematecando. Trabalhou como assessora de imprensa na 41ª edição da Mostra Internacional de Cinema e apresenta o canal do site no YouTube.