10 motivos para assistir a todas as séries da Shonda Rhimes

Posted On 07/06/2016 By In Artigos - Séries, Séries

10 motivos para assistir a todas as séries da Shonda Rhimes

Shonda Rhimes é uma das produtoras e roteiristas mais bem-sucedidas da atualidade. Sua carreira de sucesso começou quando trabalhou como roteirista do filme O Diário de Uma Princesa, mas foi na televisão que Shonda alcançou o verdadeiro triunfo.

Engana-se quem acha que, por ter começado sua carreira com um filme água com açúcar, ela não mereça sua atenção. Atualmente, Shonda é a responsável por três séries de sucesso estrondoso nos Estados Unidos: Grey’s Anatomy, que está na 12ª temporada, Scandal, na 5ª temporada, e How To Get Away With Murder, na 2ª temporada.

Todas elas são exibidas de quinta-feira, no horário e dia mais concorridos da televisão americana. E todas foram renovadas para mais uma temporada.

Conheça um pouquinho de cada série:

Grey’s Anatomy
Série médica que se passa no Grey-Sloan Memorial Hospital, em Seattle. A personagem principal é Meredith Grey (Ellen Pompeo), uma mulher apaixonada por sua profissão, com diversos problemas dentro da família e outros dramas românticos para completar a situação;

How to Get Away With Murder
Conta a história de Analise Keating (Viola Davis), uma advogada e professora especialista em direito criminal. Junto com cinco alunos e mais dois advogados, eles formam uma agência responsável por defender os casos mais curiosos e diversos;

Scandal
É baseada na vida de Judy Smith, relações públicas do governo do George W. Bush pai. Tem como protagonista Olivia Pope (Kerry Washington), a ex-assessora do presidente, com quem mantém um caso. Porém, a história não se resume a isso. Ela monta uma agência especializada em resolver os maiores escândalos políticos que você possa imaginar.

Essas não são as únicas séries assinadas pela Shondaland, produtora pertencente à Shonda. Private Practice é um spin-off de Grey’s Anatomy, Off The Map é outra série médica que se passa em um vilarejo da América do Sul eThe Catch é um drama cheio de reviravoltas, porém, eu nunca vi nenhuma dessas séries, não consigo opinar.

Como Shonda Rhimes é uma pessoa ambiciosa e talentosa, vem aí mais séries que são grandes apostas de sucesso pelo simples fato de possuir o selo “Shondaland”: mais uma série médica, ainda sem nome, que acompanhará um grupo de médicos que atuam em Bagdá, em 2004, ao mesmo tempo em que ocorre a Guerra no Iraque; Splitsville, uma comédia sobre divórcios (assumo que estou curiosa para ver Shonda atuando em um ramo diferente do drama); Still Star-Crossed, um drama que conta o que aconteceu depois da história entre Romeu e Julieta e Brides of Christ, que conta a história de um convento no Bronx.

Pois é, parece que a Shonda não dorme! Além de tudo isso, ela ainda é mãe de três meninas adotadas e promete que consegue separar os finais de semana para se divertir e jantar com elas. Haja fôlego!

Shonda me conquistou desde o primeiro episódio de Grey’s Anatomy. Veja 10 motivos para entrar em uma maratona sem fim com as séries de Rhimes:

1) Você vai se identificar com os personagens

Shonda deixa muito claro o quanto ela valoriza retratar as diferenças em suas séries. Duas deles possuem protagonistas negras, existem personagens gays, lésbicos, bis, inclusive existe casamento entre casais homossexuais, existem casais homossexuais com filho, existem mães solteiras, casais separados e com filho, orientais, brancos, ruivos, loiros, morenos. Existe até personagem sem perna (SPOILER).

2) Você vai ver que sua vida não está tão ruim assim

Principalmente com Grey’s Anatomy. É TANTA DESGRAÇA nessa série que no final do episódio você se pega pensando “graças a Deus que minha vida não é assim”.

3) Você vai amar e odiar TODOS os personagens

Como eu já vi TODAS as temporadas de Grey’s Anatomy, isso é mais frequente nessa série. Toda vez que um personagem é introduzido, eu ODEIO com todas as forças, mas basta saber um pouco do histórico desse personagem, que eu já passo a amá-lo.

Isso também acontece com Scandal e Murder. Às vezes eu me pergunto como a Olivia Pope pode ser uma mulher de tanta fibra, tão forte na área dela, e tão submissa ao presidente. Às vezes eu também me pergunto como a Analise Keating pode dar tanta mancada. Mas é como se fosse alguém da família, que você odeia e dá dois minutos, já está amando de novo.

4) Os personagens são muito bem escritos

Depois de alguns episódios parece que vocês são melhores amigos.

5) Os atores são ÓTIMOS

Inclusive, Viola Davis foi a primeira mulher negra a ganhar o Emmy para uma série de drama. Kerry Washington foi nomeada para a mesma categoria.

6) Você vai repensar a sua vida

Principalmente com Grey’s Anatomy. Cada paciente que passa pelo hospital tem uma história comovente a contar. Os personagens principais são explorados de maneira bem mais profunda, com muito drama e lições de vida.

7) Você vai querer mudar de carreira

Todos os personagens da Shonda Rhimes são EXTREMAMENTE apaixonados pelo seu trabalho. É quase inevitável você pensar “EU QUERO ESSA PAIXÃO PARA A MINHA VIDA!”.

8) Seu personagem preferido vai morrer

Shonda é conhecida por não ter medo de matar personagens queridíssimos pelo público. Mas nem adianta falar para você não se apegar aos personagens, é inevitável. Assim como o sofrimento quando alguém morrer. Eu juro que chorei como se tivesse perdido um amigo quando uma pessoa importante para a série morreu na 11ª temporada de Grey’s.

9) Shonda é feminista declarada

E por mais que você possa pensar que isso não é importante, isso é! A representatividade das mulheres na mídia é discutida com afinco cada vez mais, e Shonda não só é uma mulher negra dentro de uma realidade dominada por homens brancos, como também cria personagens fortes que mostram um lado das mulheres poderosas pouco retratado: aquelas mulheres que mesmo sendo bem-sucedidas, são amadas, amam, são lindas, sofrem e são felizes. Isso é importantíssimo.

10) Você vai se viciar

Depois de tudo isso que eu disse, não dá para pensar de outra forma, né? Eu assisti a todas as temporadas de Grey’s Anatomy em dois anos (foram 12 anos de exibição), tentei ser mais contida com Scandal, mas mesmo assim assisti tudo em uma velocidade impressionante e Murder você consegue matar em uma final de semana de dedicação. E valerá a pena.

Texto escrito por Julia Prezotto.

About

Aqui você encontra textos escritos em conjunto pela nossa equipe, assim como matérias de colaboradores eventuais do Cinematecando.