Críticas - Lançamentos | Cinematecando
as viuvas critica
A força feminina em sua melhor forma Arriscar a própria vida em prol de um assalto não nos parece tão difícil quando a outra alternativa é a certeza de nossa morte. Mesmo que algumas pessoas encarem isso como um problema, preferindo acompanhar roubos planejados por pessoas simplesmente ambiciosas e meticulosas, temos de admitir que é difícil não se engajar com a proposta de As Viúvas, uma vez que finalmente podemos nos deparar com uma história de assalto/roubo, planejado e executado por mulheres, realmente levado a sério, sem o excesso deRead More
parque do inferno critica
Correr, se esconder, ou lutar? Seria muito simples dizer que nem todos os slashers precisam ser originais, pois retratam um subgênero que aposta nos clichês e no previsível para entreter seu público. De fato nenhum filme tem a obrigação de inovar tanto em sua história, mas talvez tenha em trazer um enredo diferenciado. Como dizia Roger Ebert, não importa tanto o que você conta com seu filme, mas sim como você conta. Ao mesmo tempo que Parque do Inferno parece saber disso em alguns momentos, ele escorrega na elaboração deRead More
the sinner 2ª temporada critica
O poder de nossos traumas Quantas vezes paramos para pensar quem realmente é capaz de enfrentar seus medos mais cruéis? Seriam esses medos uma simples repulsa a coisas e elementos do cotidiano como altura e palhaços, ou decorrentes de perturbações e traumas passados que nos impedem de seguir em frente? Fatalidades, acidentes, abusos… são tantos os eventos que podem causar choques psicológicos que qualquer um de nós os percebe, porém por alguma razão se recusa a dar a devida importância a esses casos. Felizmente, The Sinner não faz isso. SeguindoRead More
sueño florianopolis critica
Caminho para a autodescoberta Em meio a produções que nos jogam na cara doses generosas de efeitos especiais, sequências de tirar o fôlego e overdose de personagens feitos com CGI, chega a causar estranheza quando nos deparamos com tramas simples, que parecem ser histórias dos nossos cotidianos ou de parentes nossos que viveram há muitos anos. Esta é a sensação que se tem a assistir a Sueño Florianópolis, coprodução brasileira e argentina dirigida por Ana Katz. A trama retrata a jornada de um casal divorciado que, em meio à desagregação,Read More
animais fantásticos os crimes de grindelwald critica
Quando o passado mexe com o futuro já conhecido Como manter o público cativo interessado e entregar uma história que se feche em si mesma enquanto longa-metragem, mas, como uma narrativa episódica, ao mesmo tempo prepare o terreno para acontecimentos ainda maiores que devem vir nos próximos capítulos? Este foi por muito tempo o desafio da franquia literária Harry Potter, e agora se estende também à sua derivada nos cinemas, Animais Fantásticos. Sendo a segunda parte do total já anunciado de cinco longas-metragens iniciados em 2016 com Animais Fantásticos eRead More
chacrinha o velho guerreiro critica
O homem por trás do mito É inegável que a trajetória de José Abelardo Barbosa (1917-1988), o eterno Chacrinha, coexiste com a história do Brasil em pleno século XX. Ao mesmo tempo em que ele era um fenômeno da comunicação, a começar pelo seu famoso bordão “Quem não se comunica se trumbica!”, e alcançava como poucos os setores mais variados da sociedade. Seja na época em que trabalhou no rádio, ou após ter mudado de ares e se aventurado na televisão, Chacrinha tinha veia em certa medida anárquica, que chocariaRead More
a garota na nevoa critica
Os pecados de todos Dizer que o italiano Donato Carrisi é o autor do suspense A Garota na Névoa soa moderado. Ele não apenas escreveu o livro no qual o filme se baseia, como também foi responsável por escrever o roteiro do longa e dirigir. Exercendo pela primeira vez a função de cineasta, Carrisi conduz a trama que conhece tão bem de maneira correta, sem tentar disfarçar uma aproximação com o que Hollywood costumeiramente faz com o gênero, especialmente a safra recente, de Garota Exemplar e Boneco de Neve. SeRead More
museu critica
Passado roubado, futuro incerto “Esta é uma réplica da história original”. O aviso peculiar que antecede o início de Museu dá o tom do que vem a seguir. O longa dirigido por Alonso Ruizpalacios, vencedor do prêmio de melhor roteiro no último Festival de Berlim, transforma em obra cinematográfica um caso acontecido no México durante os anos 80, e para isso utiliza uma linguagem grandiosa, na intenção de nunca se aproximar de uma reconstituição fiel, mas sim se assumindo como um filme de ficção, repleto de humor e momentos deRead More