Dez animações infantis com garotas fortes | Cinematecando

Posted On 07/03/2017 By In Filmes, Listas, Séries

Dez animações infantis com garotas fortes

Por Beatriz Ribeiro

Na semana das mulheres, nós do Cinematecando decidimos mostrar a vocês dez personagens #girlpower do universo infantil e provar que as garotas também arrasam!

Mulan

Uma das primeiras girl power dos estúdios Disney, Mulan conta a história de uma garota chinesa que corta seu cabelo, se veste de homem e se infiltra no exército para salvar seu pai idoso sem condições de lutar na guerra. Não obstante, ela luta contra mongóis, socorre o general Shang (seu futuro crush) de um penhasco mortal e ainda salva a China, provando que era inteligente, forte e astuta no quesito guerreira.

Fiona (Shrek)


Diretamente do clássico Shrek da DreamWorks, Fiona prova que qualquer pessoa pode ser uma princesa. Não dando a mínima para suas gordurinhas extras, ela é forte, sabe artes ninjas (até quando estava em sua forma humana) e ainda chega a liderar uma rebelião no quarto filme Shrek Para Sempre.

 As Meninas Super Poderosas

O que seria da cidade de Townsville sem As Meninas Super Poderosas? Nada, eu diria. Todos os dias, Lindinha, Florzinha e Docinho lutam pela segurança e açoitam vilões que ameaçam a paz dos cidadãos. Além disso, as garotas são criadas pelo Professor, um pai solteiro, e chegam a ter como vilão O Ele, um “diabo” com trejeitos homossexuais. Ou seja, o desenho inteiro é um tapa na cara do tradicionalismo.

Lilo & Stitch

Uma garotinha levemente hostil, que morde as amiguinhas, briga com a irmã e fica na sofrência ouvindo Elvis, Lilo é gente como a gente. Doidinha e briguenta, junto com seu “animalzinho” extraterrestre Stitch, se diverte e apronta altas confusões na ilha do Havaí onde mora.

Princesas da Terra de Ooo (Hora de Aventura)

Animação futurista e pós-apocalíptica, Hora da Aventura carrega uma legião de fãs. De um modo descontraído e infantil, o desenho faz críticas a sociedade, política e preconceitos do nosso mundo, chegando a criar até uma relação homossexual entre a Princesa Jujuba e a Vampira Marceline. Na Terra de Ooo, lugar onde se passa o desenho, as figuras mais importantes são as princesas. Há uma grande quantidade delas: fora as mais vistas que são a Princesa Jujuba, Princesa Caroço e a Princesa de Fogo, há também a Princesa Café da Manhã, Princesa Tartaruga, Princesa Geleca, Princesa Fantasma e por aí vai.

Merida (Valente)

Primeira animação da Pixar protagonizada por uma mulher, Valente conta a história de Merida, filha do Rei Fergus e da Rainha Elinor. A garota é uma ótima arqueira e está determinada a traçar seu próprio destino, mas seus pais exigem que ela se case com algum primogênito dos quatro clãs amigos da família. Para a escolha de seu pretendente, é realizado um torneio e o vencedor ganhará a mão da princesa. Merida se revolta durante a competição, briga com sua mãe e cria uma série de acontecimentos e conflitos em sua família para não casar e conquistar sua liberdade.

A Lenda de Korra

Continuação da série Avatar, desenho animado de enorme sucesso, A Lenda de Korra não é só uma animação sobre luta e arte ninja, mas sim, faz críticas a sociedades ditadoras, empodera as mulheres e ainda foi um dos primeiros desenhos a ter uma personagem homossexual. Korra é um avatar, a única no mundo que pode ter o domínio dos quatro elementos (terra, água, fogo e ar), e seu dever é dar igualdade e proteger o mundo. Sua fisionomia chega a ser interessante, uma vez que parte para um corpo realista de uma mulher forte e guerreira, com músculos e pés grandes, deixando de lado as “fraquezas” e “inocências” de uma suposta dama tradicional.

Eva (Wall.e)

Eva é personagem de uma das animações mais geniais da Disney, Wall.e. Com a missão de encontrar vida na Terra, Eva conhece Wall.e, um robozinho criado em 2100 para limpar o planeta coberto de lixo. Wall.e se “apaixona” por ela e a segue até a base espacial onde humanos vivem na espera de um melhor planeta pra se morar. Durante o filme Eva salva Wall.e de muitas enrascadas, já que é mais forte que seu amiguinho robô, além de tentar impedir uma ditadura imposta por um robô que trabalha com o comandante da nave.

A Viagem de Chihiro

Um dos melhores filmes dos últimos tempos, A Viagem de Chihiro, dirigida por Hayao Miyazaki (Japão), conta a história de uma corajosa garotinha que embarca numa grande aventura para salvar seus pais de um feitiço num vilarejo esquecido. Destemida e sem medo, ela encara todos os desafios que a cercam junto de seu amigo Haku.

Turma da Mônica


Ícone do universo infantil brasileiro, Mônica é a grande personagem que vem agradando muitas gerações com sua personalidade forte e abundante força física. Dona da Rua, ela não tem medo de quase nada; se alguém lhe perturbar (provavelmente Cebolinha e Cascão com seus planos infalíveis). ela não pensa duas vezes… dá-lhe coelhada!

Gostou? Nós do Cinematecando desejamos uma ótima semana das mulheres e agora queremos saber: qual a sua personagem infantil favorita?