Filmes | Cinematecando

Recent Posts

Imagem do filme Bloodshot

Posted On março 12, 2020By Caio LopesIn Críticas - Lançamentos, Filmes

Crítica: Bloodshot

Tentativa anêmica de iniciar uma nova franquia Em face do sucesso de Deadpool mas também do fracasso do mais recente Hellboy, Bloodshot poderia resultar dos dois jeitos em sua tentativa de trazer às telas um herói menos conhecido e encontrar seu apelo com o público atual. A aparente garantia se encontra na figura de Vin Diesel, uma estrela rentável nas bilheterias internacionais e que por si só constitui seu próprio super-herói ao olhar do público masculino adolescente, exatamente o alvo demográfico deste projeto conduzido por David S.F. Wilson – maisRead More
Imagem do filme Tel Aviv em Chamas

Posted On março 10, 2020By Caio LopesIn Críticas - Lançamentos, Filmes

Crítica: Tel Aviv em Chamas

Os 12 trabalhos de Salam Tel Aviv em Chamas, novo longa do diretor palestino Sameh Zoabi, parte de uma realidade específica mas pode se enquadrar muito bem naquilo que alguns chamam de “filme de exportação”, feito quase que sob encomenda a um olhar estrangeiro curioso e habituado a obras mais moduladas de acordo com a cartilha hollywoodiano. O tema central pode ser político, mas se encontra dentro de uma estrutura que evoca uma realidade familiar ao público ocidental, retratando entre outras coisas a produção de uma telenovela e todo oRead More

Posted On fevereiro 25, 2020By Caio LopesIn Críticas - Lançamentos, Filmes

Crítica: O Homem Invisível

Do monstro, o homem Contrapondo o que havia sido testado no Dark Universe, uma tentativa falha da Universal Pictures em reavivar seus clássicos monstros sob o prisma de um cinema de super-heróis multimilionário, com O Homem Invisível o estúdio agora aposta na abordagem econômica e bem-sucedida da produtora Blumhouse para resgatar o apelo de um de seus monstros naquilo que é mais essencial ao medo, transformando-o de volta em um homem capaz de males inimagináveis – porém com raízes em crueldades reais. No caso específico de O Homem Invisível, aRead More

Posted On fevereiro 11, 2020By Diego OlivaresIn Críticas - Lançamentos, Filmes

Crítica: O Preço da Verdade

Mensagem importante, entrega protocolar A recente minissérie Chernobyl, produzida pela HBO, causou impacto no público mundial ao relembrar a história de um dos mais trágicos desastres ambientais do século XX, responsável por contaminar milhares de pessoas e abreviar suas vidas. Se aquele foi um fato ocasionado por uma combinação de negligência e irresponsabilidade, a história retratada em O Preço da Verdade, ocorrida em solo norte-americano, consegue ser ainda mais revoltante. O filme estrelado por Mark Ruffalo acompanha a luta de um advogado para fazer a gigante DuPont, uma das marcasRead More
Salva até mesmo das críticas negativas que assolaram Esquadrão Suicida, a Arlequina interpretada por Margot Robbie virou uma poderosa carta na manga para a DC/Warner. A personagem começou a ser considerada para diversos projetos dentro do estúdio e sua capacidade de segurar o protagonismo de uma história e render dividendos na bilheteria é testada pela primeira vez neste Aves de Rapina. A julgar por ele, a atriz pode se preparar para vestir o uniforme colorido da vilã bastante daqui para a frente. Dirigido por Cathy Yan (apenas em seu segundoRead More

Posted On fevereiro 4, 2020By Diego OlivaresIn Críticas - Lançamentos, Filmes

Crítica: Jojo Rabbit

Sátira sentimental A recente ascensão ao poder de líderes populistas com ideologias de extrema-direita tornou o lançamento de Jojo Rabbit mais oportuno do que nunca. A comédia dramática dirigida pelo neo-zelandês Taika Waititi (de Thor: Ragnarok, desta vez num registro que remete ao trabalho anterior, A Incrível Aventura de Rick Baker) é um lembrete do poder dessas figuras histriônicas em capturar corações e mentes, especialmente por quem está à procura de um grupo hegemônico para fazer parte. É o caso do pequeno Jojo (Roman Griffin Davis), garoto que vem deRead More

Posted On janeiro 14, 2020By Diego OlivaresIn Críticas - Lançamentos, Filmes

Crítica: 1917

Guerra contra o tempo 1917 não é o primeiro longa-metragem a ser filmado como se fosse um único plano-sequência. Hitchcock usou a mesma fórmula em Festim Diabólico, em 1948 (embora reduzindo a ação praticamente sempre no mesmo ambiente), e, mais recentemente, o mexicano Alejandro G. Iñárritu brincou com isso em Birdman, enquanto o húngaro László Nemes levou a experiência de forma visceral para um campo de concentração durante a 2ª Guerra no premiado O Filho de Saul. A linguagem escolhida pelo diretor Sam Mendes (Beleza Americana, 007 – Operação Skyfall),Read More

Posted On dezembro 23, 2019By João Pedro AccinelliIn Críticas - Lançamentos, Filmes

Crítica: Dois Papas

Tolerância e maturidade Em nosso mundo cada vez mais polarizado, intolerante e convencido de suas ideias, é difícil ver quem de fato se coloca à disposição de ouvir e respeitar opiniões contrárias. O diretor Fernando Meirelles traz uma visão sensível e concisa em forma de uma convidativa reflexão sobre posicionamentos políticos, costumes, posições sociais e representatividade, através de conversas profundas entre dois papas: Bento XVI e Francisco, em uma aula sobre escutar, aprender e até nutrir alguma admiração por alguém tão diferente de nós mesmos. Após a morte do PapaRead More
Um pé no passado, outro na incerteza O ano de 2019 trouxe os desfechos de três sagas marcantes da cultura pop/geek mundial: o fim do ciclo Vingadores com Ultimato, a temporada derradeira de Game of Thrones e, agora, a conclusão da saga iniciada por George Lucas em 1977, com Star Wars – A Ascensão Skywalker. Por mais que não se tratem de despedidas absolutas, já que as franquias se manterão com outros filmes e séries derivadas para seguir girando os milhões de dólares na caixa registradora, é um momento emblemáticoRead More

Posted On dezembro 10, 2019By Diego OlivaresIn Críticas - Séries, Séries

Crítica: Ninguém Tá Olhando (1ª Temporada)

Anjos tortos que vivem na sombra Uma série sobre anjos agnósticos. Assim pode ser definida, pelo menos pela primeira temporada, Ninguém Tá Olhando, produção nacional original da Netflix. Apesar de ter como protagonistas criaturas conhecidas por serem celestiais, a atração foge das representações tradicionais de céu e inferno e chega até mesmo a questionar a existência de uma força superior que esteja regendo os acontecimentos terrenos. Criada pelo trio Daniel Rezende (responsável por Bingo – O Rei das Manhãs e Turma da Mônica – Laços e indicado ao Oscar pelaRead More