Filmes | Cinematecando

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Posted On dezembro 7, 2019By Diego OlivaresIn Críticas - Lançamentos, Filmes

Crítica: As Golpistas

Dias de glória, dias de luta Logo no início de As Golpistas, numa cena que ressignifica para sempre o hit do rock alternativo Criminal, da cantora Fiona Apple, Jennifer Lopez (ou melhor, Ramona, sua personagem) faz uma exuberante performance de pole dance. Enquanto os homens babam ao seu redor, arremessando notas de um dólar no palco do clube de striptease, Destiny (Constance Wu) olha aquilo com um sentimento de devoção verdadeiro. É como se, pela primeira vez na vida, encontrasse alguém que a inspire. Na sequência seguinte, Ramona coloca DestinyRead More

Posted On dezembro 5, 2019By João Pedro AccinelliIn Críticas - Lançamentos, Filmes

Crítica: O Juízo

Ganância e desigualdade O tema do poder do dinheiro já nos é extremamente familiar no cinema mundial, incluindo obras nacionais que anteriomente se dispuseram a criticar o egoísmo humano em suas piores formas. Num cenário onde evidencia-se a desigualdade social e denuncia-se os males de um longo e traumático período de nosso país, a escravidão, surge O Juízo. Dissertando e oferecendo visões sobre ganância, enquanto pincela um contexto de espiritualidade e hereditariedade, a obra traça um caminho de poucas qualidades, e de muitas falhas comprometedoras. Após se mudar para aRead More

Posted On dezembro 4, 2019By Diego OlivaresIn Críticas - Lançamentos, Filmes

Crítica: Entre Facas e Segredos

Intrigas de classe Como define o policial vivido por Lakeith Stanfield, o cenário de Entre Facas e Segredos parece um tabuleiro do jogo Detetive que ganhou vida. Há uma luxuosa casa de campo, uma morte misteriosa e muitos suspeitos, todos com potenciais motivos para assassinar a vítima. Porém, se à primeira vista o longa escrito e dirigido por Rian Johnson, tem certa semelhança com as intrigas criadas pela célebre autora Agatha Christie, o desenrolar da trama denota pitadas da mesma crítica social vista em produções recentes como Corra! e Parasita.Read More

Posted On novembro 26, 2019By João Pedro AccinelliIn Críticas - Lançamentos, Filmes

Crítica: A Vida Invisível

A profundidade do drama fraternal feminino O amor entre duas irmãs afastadas pelo tempo e pelo espaço que ocupam, raramente foi tão bem retratado pelo cinema. Delicadeza e intimidade sobram nas mãos da direção de Karim Aïnouz, e transborda para todas as outras áreas que integram o audiovisual de A Vida Invisível. Poupando exageros desnecessários e trabalhando uma emocionante narrativa em ritmo lento, o roteiro (assinado por variados nomes) consegue construir e transmitir com naturalidade os anseios e receios de personagens femininas fortes, por quem geramos instantânea admiração. Com oRead More

Posted On novembro 21, 2019By Diego OlivaresIn Críticas - Lançamentos, Filmes

Crítica: Um Dia de Chuva em Nova York

Fora do tempo Um Dia de Chuva em Nova York é um divisor de águas na carreira de Woody Allen. Não pela obra em si – que requenta o estilo habitual do diretor -, mas por ter tido o lançamento cancelado nos cinemas de sua terra natal, os EUA, após o surgimento do movimento #MeToo e a volta das acusações de que Allen teria abusado de sua então enteada Dylan, ainda nos anos 80, durante a união com Mia Farrow. A polêmica não apenas interrompeu a tradição de o veteranoRead More

Posted On novembro 19, 2019By João Pedro AccinelliIn Críticas - Séries, Séries

Crítica: The End Of The F*ing World (2ª Temporada)

A essência do espírito adolescente e da rebeldia Como dizia a sábia escritora e psicóloga Terri Apter, “a adolescência é a permissão da sociedade para combinar a maturidade física com a irresponsabilidade psicológica”. O final da adolescência e o início da vida adulta é um período complexo, difícil e até confuso. Não sabemos exatamente como agir, nem mesmo como exatamente as pessoas esperam que ajamos. Se as fartas expectativas em torno de nossas ações, e os obstáculos que parecem ser o fim do mundo, aliados à toda insegurança, incerteza eRead More

Posted On novembro 18, 2019By Diego OlivaresIn Críticas - Lançamentos, Filmes

Crítica: O Irlandês

A máfia no divã “Eu soube que você pinta casas”. A frase, que abre o primeiro contato, via telefone, entre Frank Sheeran (Robert De Niro) e Jimmy Hoffa (Al Pacino), é o título do livro escrito por Charles Brandt que inspirou o roteiro de O Irlandês. Como o diretor Martin Scorsese demonstra habilmente logo nas primeiras cenas de seu filme, “pintar casas” é um eufemismo para matar pessoas: o sangue jorrado na parede é a tinta, o revólver serve como pincel. É este o universo em que se desenrola aRead More

Posted On novembro 9, 2019By João Pedro AccinelliIn Críticas - Séries, Séries

Crítica: Atypical (3ª Temporada)

O poder da compreensão e da aceitação Inegavelmente, Atypical se tornou uma das séries sobre inclusão mais populares do mundo desde que sua primeira temporada foi distribuída pela Netflix em 2017. Primeiramente focada apenas em apresentar o cotidiano de seu protagonista Sam (e os cuidados de seus familiares e amigos próximos), um jovem autista que lida com as dificuldades mais inimagináveis possíveis, a série tinha pouquíssimo espaço para que os ótimos personagens secundários também brilhassem. Com isso, desde a segunda temporada o roteiro da série se dedicou cada vez maisRead More

Posted On novembro 9, 2019By João Pedro AccinelliIn Críticas - Séries, Séries

Crítica: Baby (2ª Temporada)

Entre mentiras, falsidades e altos riscos O universo adolescente de Baby e a abordagem do diretor Andrea De Sica foram muito bem apresentados em sua primeira temporada, porém muito mal resolvidos e esclarecidos. Em sua segunda temporada, ainda notamos traços de indefinição em relação à mensagem que a série busca transmitir, mas ao menos o roteiro parece perder menos tempo com cenas desnecessárias e parte logo para as problematizações de cada personagem, em suas enrascadas e mentiras. Apesar de amarrar melhor seus arcos e torná-los mais interessantes, a série aindaRead More

Posted On novembro 4, 2019By Diego OlivaresIn Críticas - Lançamentos, Filmes

43ª Mostra – Crítica: Pacificado

A paz que se quer conservar para tentar ser feliz O diretor Paxton Winters nasceu nos Estados Unidos, morou por 18 anos na Turquia e depois se instalou no Rio de Janeiro. Depois de três anos morando no Morro dos Prazeres decidiu escrever uma história sobre o local. O resultado é Pacificado, premiado como melhor filme na edição 2019 do tradicional festival de San Sebástian, na Espanha, e que entra para a lista de mais uma produção audiovisual sobre a periferia brasileira. Depois dos fenômenos Cidade de Deus e TropaRead More