Filmes | Página 2 de 123 | Cinematecando

Recent Posts

Posted On abril 10, 2019By João Pedro AccinelliIn Críticas - Lançamentos, Filmes

Crítica: Suspíria – A Dança do Medo

O fascínio de instigar Se eu pudesse, não classificaria o novo filme de Luca Guadagnino como um “remake” do clássico de Dario Argento, embora seja assumidamente uma nova versão do filme de 1973. Por fim temos pouquíssimos elementos que nos remetem ao primeiro longa, como parte do enredo e da ambientação, mas fora a inevitável expectativa de superar (ou pelo menos alcançar) o feito de seu antecessor, o filme pouco se correlaciona com o sobrenatural da mesma forma que o filme de Argento, e extrapola sua temática e seu horrorRead More

Posted On abril 8, 2019By Amauri Eugênio JrIn Críticas - Lançamentos, Filmes

Crítica: Quando Margot Encontra Margot

Quando presente e futuro se encontram O que você faria se pudesse se encontrar com a sua versão mais jovem? Você tentaria corrigir decisões que à época pareciam ser plausíveis, mas se revelariam posteriormente como erros de grandes proporções? Ou, se você encontrasse o seu “eu” mais velho, daria ouvidos ao que ele tentaria dizer para evitar consequências superdesagradáveis ou o ignoraria, pois julgaria que aquilo tudo poderia se tratar de uma história sem pé, nem cabeça? Pois bem, esta é a premissa de Quando Margot Encontra Margot, longa-metragem dirigidoRead More

Posted On abril 3, 2019By Diego OlivaresIn Críticas - Lançamentos, Filmes

Crítica: Shazam!

Gente como a gente “Se você pudesse escolher entre voar e ser invisível, o que escolheria?”. Não precisa ser fanático por quadrinhos para já se ter feito essa pergunta pelo menos uma vez na vida. Ela está no roteiro de Shazam!, quando o jovem entusiasta da cultura geek Freddie Freeman (Jack Dylan Grazer) propõe a questão a Billy Batson (Asher Angel), sem saber que logo o garoto terá superpoderes à disposição. O filme é o mais próximo que o Universo Cinematográfico DC já esteve do mundo real, justamente por seRead More
O conceito de cinema traficante, muito bem explicado por Martin Scorsese em seu documentário Uma Viagem Pessoal Pelo Cinema Americano, é um tema essencial para entender a questão da autoria no cinema dos Estados Unidos. Scorsese explicita ali como, trabalhando num rígido sistema de estúdios onde os produtores e mandatários de companhias cinematográficas eram os grandes donos dos filmes na antiga Hollywood, alguns diretores conseguiam seguir e atender as necessidades deste esquema de cinema industrial, mas através de procedimentos estéticos colocavam suas visões de mundo nessas obras, traficando ideias noRead More

Posted On março 28, 2019By Diego OlivaresIn Filmes

Crítica: Dumbo

Elefante fora d’água e voando alto Rotular o novo Dumbo de ser apenas a versão live-action de uma animação clássica da Disney é ver apenas metade do cenário completo. O desenho lançado originalmente em 1941 pode até ter sido o ponto de partida, mas Tim Burton consegue imprimir alma própria e dar identidade a uma história que agora nem é mais sobre o personagem-título em si, mas diz respeito aos humanos que vivem a seu redor e reflete acerca do mundo da espetacularização exacerbada. No sentido oposto ao que foiRead More
“Uma mulher tem que ter Qualquer coisa além de beleza Qualquer coisa de triste Qualquer coisa que chora Qualquer coisa que sente saudade Um molejo de amor machucado Uma beleza que vem da tristeza De se saber mulher Feita apenas para amar Para sofrer pelo seu amor E pra ser só perdão” É citando Vinícius de Moraes que começa a série brasileira Coisa Mais Linda. Nela conhecemos Maria Luiza (Maria Casadevall), Lígia (Fernanda Vasconcellos), Adélia (Patrícia Dejesus) e Theresa (Mel Lisboa). Poderiam ser apenas quatro amigas saindo numa sexta àRead More

Posted On março 25, 2019By Amauri Eugênio JrIn Críticas - Lançamentos, Filmes

Crítica: O Retorno de Ben

Amar até as últimas consequências Se tivesse sido produzido há 20 anos, é bem possível que O Retorno de Ben, filme dirigido por Peter Hedges (que tem no currículo outras longas sobre famílias em conflito,Do Jeito que Ela É e Eu, Meu Irmão e Nossa Namorada), tivesse viés maniqueísta e mensagem que flertaria com o moralismo barato para abordar um tema cuja complexidade nos aspectos psicológico e social são extremas. A trama retrata a volta de Ben (Lucas Hedges), jovem dependente químico e com passado criminoso, para a casa deRead More
Para qualquer súdito do Rei do Pop, a experiência de assistir ao documentário Deixando Neverland é dolorosa. Não é fácil ver os relatos, ricos em detalhes, de Wade Robson e James Safechuck sobre os abusos que contam ter sofrido durante a infância sem sentir ao menos uma pontinha de culpa. Como se, ao ouvir as tantas canções de Michael Jackson ao longo dos anos, nos tornássemos de alguma forma cúmplices daquela situação. É certo que existe quem, depois das quatro horas do documentário, ainda vá dizer que não há provasRead More

Posted On março 20, 2019By João Pedro AccinelliIn Críticas - Lançamentos, Filmes

Crítica: Nós

Nosso maior e pior inimigo O comediante Jordan Peele ganhou atenção mundial dos cinéfilos no ano de 2017, com o lançamento de seu premiado (incluindo Melhor Roteiro Original no Oscar de 2018) terror psicológico, Corra!. Toda sua criatividade gerou altas expectativas para o seu novo filme de terror, o aguardado Nós. Sua nova obra promete gerar reflexões sobre seus simbolismos e metáforas, uma vez que se trata de uma história tão singular, vinda de um diretor conhecido por trazer críticas ferrenhas sobre o pior que existe em nós, enquanto brincaRead More

Posted On março 20, 2019By João Pedro AccinelliIn Críticas - Lançamentos, Filmes

Crítica: Vingança a Sangue Frio

O prazer e a ironia da vingança Estamos acostumados a ver Liam Neeson interpretando matadores frios em papéis semelhantes, mas acredite, isso não nos preparou o suficiente para a comicidade que segue seu personagem em Vingança a Sangue Frio. Embora seja um personagem que não foge muito desse padrão, o tom humorístico do filme faz com que todas cenas de ação sejam vistas de outra forma, sem que a maioria das mortes possuam tanto significado para a trama. Aqui, mais interessa como as pessoas morrem, do que quem morre. ARead More