Não é difícil concluir que alguns já podem ter se cansado de ler o nome de Stephen King relacionado a filmes lançados este ano, mas ao menos podemos afirmar que essas “coincidências” não são em vão, pois têm rendido belas obras cinematográficas. A mais recente é o filme 1922, baseada no livro homônimo do autor sobre Wilfred James (Thomas Jane), até então um pacato fazendeiro, que bola um plano macabro para solucionar o seu problema financeiro. Ele decide assassinar Arlette (Molly Parker), sua mulher – mas, para conseguir fazer tudoRead More
Este filme faz parte da programação oficial da 41ªMostra Internacional de Cinema em São Paulo. Assim que lerem a sinopse de Aos Teus Olhos, ganhador de melhor filme do público no Festival do Rio, cinéfilos lembrarão imediatamente do drama dinamarquês A Caça, de Thomas Vinterberg. Após assistir ao longa da diretora Carolina Jabor, porém, não há como confundir as duas obras. Baseado na peça O Princípio de Arquimedes, que este ano fez sua estreia no Brasil, o longa acompanha o ruir da vida de Rubens (Daniel de Oliveira) quando este,Read More
Este filme faz parte da programação oficial da 41ªMostra Internacional de Cinema em São Paulo. Visages Villages, novo filme da diretora Agnès Varda em colaboração com o fotógrafo JR, não é um romance, mas é certamente uma experiência apaixonante. Protagonizado pelos dois, o documentário acompanha a viagem da dupla através da França rural, deixando, onde quer que passem, grandes murais com fotos variadas, seja dos locais quanto de animais. Varda e JR cruzam com uma variedade de personagens, mas nenhum deles é realmente aprofundado. E isso é ok: Visages VillagesRead More
Imagine que uma combinação entre a adrenalina de um piloto de fuga em Em Ritmo de Fuga(2017) e o peso dramático e o uso de praticamente uma única locação (um carro) como em Locke (2013). O resultado dessa combinação seria algo parecido com Wheelman, a nova produção original Netflix que chegou para animar os amantes do suspense de ação. O filme tem em si uma expressão muito enérgica, com ritmos acelerados de cena, tiros e ansiedade extrema dos personagens, mas não se prende à essas convenções de gênero, pois tambémRead More
Este filme faz parte da programação oficial da 41ªMostra Internacional de Cinema em São Paulo. Em um dos momentos mais memoráveis de O Trabalho, documentário de Jairus McLeary e Gethin Aldous que está entre os indicados ao Gotham Award (possível garantia de que estará entre os finalistas no Oscar), dois prisioneiros, em meio a uma intensa sessão de terapia em grupo, se abraçam, esmagando seus microfones contra os peitos, ao ponto de escutarmos seus batimentos cardíacos. Grande parte da força que a experiência carrega vem justamente com os aspectos imprevisíveisRead More
Este filme faz parte da programação oficial da 41ªMostra Internacional de Cinema em São Paulo. Félicité tem seu início com uma cena de impacto visual e sonoro. Estamos imersos em um bar de Kinshasa, Congo, no qual cacofonia das conversas e o crescendo da música se misturam. É aí que somos apresentados à personagem título (Véro Tshanda Mputu), cujo canto enfeitiça qualquer um ali. A câmera sempre próxima dos rostos e instrumentos acaba gerando um calor humano que é difícil de evocar. O longa de Alain Gomis, nascido na FrançaRead More
Este filme faz parte da programação oficial da 41ªMostra Internacional de Cinema em São Paulo. Em 2013, tive meu primeiro contato com o trabalho dos irmãos Taviani, com o inesquecível César Deve Morrer. Tratava-se de uma amálgama encantadora entre realidade e ficção, na qual prisioneiros encenavam entre si a peça Júlio César, de Shakespeare, com paralelos às próprias relações de poder entre os encarcerados. Quatro anos depois, fico feliz em ver que a sensibilidade clássica dos Taviani, pontuada por vislumbres experimentais, continua intacta, com o excepcional Uma Questão Pessoal. ExibidoRead More
Este filme faz parte da programação oficial da 41ªMostra Internacional de Cinema em São Paulo. Obras de arte tem o dom dúbio de seduzir e repelir. Entre tantas coisas, The Square aborda o atual estado da arte, que se encontra em uma profunda crise de identidade não só aqui, mas pelo mundo todo. Claro, essa impopularidade não é inteiramente da responsabilidade de artistas e museus, mas também de uma intolerância que vem sendo alimentada. Como poderia a arte voltar a seduzir, se não impactar positivamente? A história segue Christian (ClaesRead More