Filmes | Página 3 de 131 | Cinematecando

Recent Posts

Posted On novembro 9, 2019By João Pedro AccinelliIn Críticas - Séries, Séries

Crítica: Baby (2ª Temporada)

Entre mentiras, falsidades e altos riscos O universo adolescente de Baby e a abordagem do diretor Andrea De Sica foram muito bem apresentados em sua primeira temporada, porém muito mal resolvidos e esclarecidos. Em sua segunda temporada, ainda notamos traços de indefinição em relação à mensagem que a série busca transmitir, mas ao menos o roteiro parece perder menos tempo com cenas desnecessárias e parte logo para as problematizações de cada personagem, em suas enrascadas e mentiras. Apesar de amarrar melhor seus arcos e torná-los mais interessantes, a série aindaRead More

Posted On novembro 4, 2019By Diego OlivaresIn Críticas - Lançamentos, Filmes

43ª Mostra – Crítica: Pacificado

A paz que se quer conservar para tentar ser feliz O diretor Paxton Winters nasceu nos Estados Unidos, morou por 18 anos na Turquia e depois se instalou no Rio de Janeiro. Depois de três anos morando no Morro dos Prazeres decidiu escrever uma história sobre o local. O resultado é Pacificado, premiado como melhor filme na edição 2019 do tradicional festival de San Sebástian, na Espanha, e que entra para a lista de mais uma produção audiovisual sobre a periferia brasileira. Depois dos fenômenos Cidade de Deus e TropaRead More

Posted On novembro 4, 2019By Diego OlivaresIn Críticas - Lançamentos, Filmes

43ª Mostra – Crítica: Sinônimos

Estar e não pertencer Nos últimos anos, a questão dos imigrantes e expatriados tem sido frequente no cinema europeu e rendido prêmios importantes a quem aborda o tema. É o caso do francês Deephan – O Refúgio, vencedor da Palma de Ouro em Cannes na edição 2015, do documentário italiano Fogo no Mar, agraciado com o Urso de Ouro, prêmio máximo do Festival de Berlim, em 2016. A tradição recente foi retomada na capital alemã em 2019, com a vitória de Sinônimos. Porém, o filme de contornos auto-biográficos dirigido peloRead More

Posted On novembro 4, 2019By Diego OlivaresIn Críticas - Lançamentos, Filmes

43ª Mostra – Crítica: O Relatório

Outra verdade inconveniente Quase todas as cenas de O Relatório se passam em escritórios fechados, onde funcionários do governo norte-americano e de seus órgãos associados reviram os segredos da estratégia dos EUA nos anos que se seguiram ao 11 de setembro. A alta voltagem do filme, portanto, não vem de sequências de perseguição ou explosões, mas das discussões acaloradas entre os personagens, que lidam com o fato do exército ter utilizado a tortura como método durante suas invasões ao Afeganistão e Iraque. A quantidade de diálogos pode ser excessiva paraRead More
Amor em transformação “É sempre amor, mesmo que mude”. Se conhecesse o hit da banda gaúcha Bidê ou Balde, que fez relativo sucesso no começo dos anos 2000, o diretor Noah Baumbach poderia ter usado-o como trilha de História de Um Casamento, seu segundo longa feito para a Netflix, após a comédia dramática Os Meyerowitz: Família Não Se Escolhe. Acostumado a assumir uma postura quase blasé em seus filmes, no qual os personagens são sempre de uma suposta elite intelectual nova-iorquina, desta vez o cineasta não tem medo de encararRead More
A hora do troco Ricardo Darín está mais Ricardo Darín do que nunca em A Odisseia dos Tontos, filme que marca mais um reencontro com o diretor Sebastián Borensztein, com quem trabalhou no sucesso Um Conto Chinês. O astro, que se tornou para muitos o sinônimo de cinema argentino, volta a interpretar um sujeito da classe média-baixa às voltas com circustâncias que lhe colocam numa situação inusitada. Como o Bombita de Relatos Selvagens, cabe a Darín servir de avatar para que o cidadão comum de alguma forma se sinta vingadoRead More

Posted On outubro 30, 2019By Diego OlivaresIn Críticas - Lançamentos, Filmes

43ª Mostra – Crítica: O Farol

A luz que ilumina é a mesma que cega Dois atores numa mesma locação durante noventa minutos, em tons de preto e branco. O formato de O Farol pode até parecer minimalista, mas sua intenção é ambiciosa. O longa com o qual o diretor Robert Eggers volta aos cinemas, depois da aclamada estreia com o terror A Bruxa, trata de alguns dos maiores temas da experiência humana: a fronteira entre loucura e insanidade, solidão, arrependimento, sexo e morte. São tópicos clássicos na narrativa de grandes obras, e Eggers não escondeRead More
Luto na névoa Numa cidade remota da Islândia, um avô e sua neta passam os dias juntos, numa casa em constante reforma. Quem se deparar com apenas essa descrição para a trama de Um Dia Muito Claro pode até pensar que se trata de um filme fofo. Porém, há muita dor no longa escrito e dirigido por Hlynur Pálmason, apenas o segundo de sua carreira. Premiado como melhor ator na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2019, Ingvar Sigurðsson vive Ingimundur, policial que vive o luto após a perdaRead More

Posted On outubro 26, 2019By Diego OlivaresIn Críticas - Lançamentos, Filmes

43ª Mostra – Crítica: System Crasher

Infância em combustão Há um ditado de origem africana e bastante conhecido ao redor do mundo que diz: “é preciso uma vila inteira para criar uma criança”. A expressão dá a medida de que a responsabilidade de cuidar de meninos e meninas durante a infância não cabe apenas aos pais, mas é de todos que estão no entorno. O drama alemão System Crasher mostra como esse desafio pode ser extenuante. Vencedor do Urso de Prata no último Festival de Berlim, o filme acompanha a garotinha Bennie, de 9 anos, criançaRead More

Posted On outubro 26, 2019By João Pedro AccinelliIn Críticas - Séries, Séries

Crítica: Cara x Cara (1ª Temporada)

Sobre conviver e lidar consigo mesmo Não é sempre que pensamos o quão ruim, estranho e ao mesmo tempo bom, seria ter que conviver consigo mesmo, literalmente como se existisse outra pessoa idêntica a nós, ainda mais em uma versão a princípio “melhorada”. Como se daria a relação entre dois de nós e nossos conhecidos, familiares, amigos e colegas de trabalho? De forma metafórica e criativa, a série original da Netflix Cara x Cara aborda várias dessas questões de forma leve, obviamente engraçada e além de tudo promete diversos momentosRead More