Filmes | Página 49 de 120 | Cinematecando

Recent Posts

Posted On outubro 23, 2017By Caio LopesIn Críticas - Lançamentos, Filmes

Crítica: Morte Sobre Rodas

Este filme faz parte da programação oficial da 41ªMostra Internacional de Cinema em São Paulo. Não me recordo de nenhum longa recente que desfira tamanho soco contra o capacitismo quanto o húngaro Morte Sobre Rodas. Comédia subversiva com momentos de drama sombrio, o filme do diretor Attila Till acaba apostando em clichês e uma reviravolta final que quase o anula, mas ainda assim ocupará a memória do espectador por sua perspectiva única. Zolika (Zoltán Fenyvesi) e Barba (Ádám Fekete) são dois adolescentes que vivem em um centro de tratamento paraRead More

Posted On outubro 21, 2017By Caio LopesIn Críticas - Lançamentos, Filmes

Crítica: Lucky

Este filme faz parte da programação oficial da 41ªMostra Internacional de Cinema em São Paulo. Ungatz. Nada. É o que discutem os personagens de Harry Dean Stanton e John Darren em certo momento do filme Lucky, estreia na direção do ator John Carroll Lynch e o adeus cinematográfico de Stanton, falecido ainda no mês passado. Sucesso no festival SXSW, em Austin, o longa está longe de ser um ungatz, e ainda conta com atores de peso como Tom Skerrit, Barry Shabaka Henley, Beth Grant e até mesmo David Lynch. NoRead More

Posted On outubro 21, 2017By Caio LopesIn Críticas - Lançamentos, Filmes

Crítica: Em Retirada

Este filme faz parte da programação oficial da 41ªMostra Internacional de Cinema em São Paulo. O subgênero do thriller de sobrevivência está mais que repleto de exemplares. Alguns favorecem a ação, como Limite Vertical, outros flertam com o íntimo, como em 127 Horas, e outros ainda mesclam o entretenimento com emoções maduras, como A Perseguição. Em Retirada, dirigido pelos irmãos Alex e Andrew Smith, encaixa-se na segunda categoria e ainda assim desafia expectativas. O enredo, inicialmente, soa óbvio. Um garoto (Josh Wiggins) vai passar um tempo com o pai (MattRead More

Posted On outubro 20, 2017By João Pedro AccinelliIn Críticas - Séries

Crítica: Mindhunter (1ª Temporada)

Produções de investigação ou ação policial em seriado podem às vezes ser cansativas por possuírem estruturas narrativas repetitivas, e raramente aparece alguma coisa ou outra que difere do molde. Digamos que a nova série criada pelo roteirista Joe Penhall e produzida e dirigida por David Fincher não apenas revoluciona a elaboração do enredo de uma série investigativa, usando do suspense como um elemento importante na construção da história, como também alia excepcionalmente conhecimento e técnica. Passando-se em 1977, nos primeiros dias da psicologia e perfil criminais no Federal Bureau ofRead More

Posted On outubro 19, 2017By Caio LopesIn Críticas - Lançamentos

Crítica: Thor – Ragnarok

O melhor a se fazer, antes de assistir a qualquer filme, é estar com a mente aberta. Ainda assim, admito que queria ter visto um filme ótimo em Thor: Ragnarok. O motivo para isso é minha admiração pelo talento do diretor Taika Waititi (O que fazemos nas sombras), e, apesar de ver outros blockbusters falharem nas mãos de diretores indie, talvez a pegada assumidamente cômica prometida pelos trailers de Ragnarok indicasse que o cineasta neozelandês estaria à vontade com o material. Infelizmente, há o elefante na sala chamado Marvel Studios.Read More

Posted On outubro 19, 2017By João Pedro AccinelliIn Críticas - Lançamentos

Crítica: A Morte Te Dá Parabéns

24 anos depois do clássico Feitiço do Tempo (1993), ainda vemos filmes com essa premissa tão amada pelos cineastas: um mesmo dia que se repete inúmeras vezes. Essa forma de se contar uma história virou tão comum que já vimos incontáveis filmes desse estilo, inclusive recentes, como ARQ (2016), Antes Que Eu Vá (2017) e 2:22 (2017). Assim, um dos elementos mais variáveis dentro dessa premissa, é o próprio gênero do filme, que já foi explorado como comédia romântica, ficção científica, suspense, drama, e vários outros. O diferencial de ARead More

Posted On outubro 18, 2017By Caio LopesIn Críticas - Lançamentos

Crítica: Bom Comportamento

Assim que Bom Comportamento tem seu início, a atenção já é conquistada. Somos imediatamente colocados no momento, com closes impactantes no rosto de Benny Safdie, um dos irmãos que dirigem o longa aclamado no Festival de Cannes. Benny e Joshua Safdie, que por sua vez se mantém de trás das câmeras, simplesmente respiram cinema, demonstrando uma energia similar aos filmes de crime do final da década de 70 e início da de 80, trazendo memórias de Michael Mann e Walter Hill em sua representação crua do ambiente urbano. Conhecidos porRead More
Se Embriagado de Amor (2002) não era o suficiente para confirmar o talento de Adam Sandler, então Os Meyerowitz chega para consagrar sua posição como um bom e competente ator de cinema. O elenco todo brilha nas entrelinhas do eclético roteiro de Noah Baumbach (que também assina a direção do filme), experiente companheiro de Wes Anderson. Com direção e cinematografia simplista, Baumbach opta por entregar os holofotes às atuações, ao roteiro, ao envolvente design de produção e à notável montagem. E, para quem estava com saudades de ver o veterano DustinRead More

Posted On outubro 16, 2017By Caio LopesIn Críticas - Lançamentos, Filmes

Crítica: El Pampero

Este filme faz parte da programação oficial da 41ªMostra Internacional de Cinema em São Paulo. O lado ruim e o lado bom de uma jornada são o mesmo: não sabemos aonde ela nos levará. Por isso mesmo que El Pampero, suspense argentino do diretor Matías Lucchesi, inicialmente cativa, apenas para ao longo do caminho perder sua força exponencialmente. Acompanhamos, de início, a fuga de Fernando (Julio Chávez) de sua vida e família em Buenos Aires, devido a uma doença aparentemente terminal. As informações necessárias são comunicadas de maneira econômica, comoRead More
Separamos uma matéria especial para organizarmos a nossa cobertura de imprensa completa da 41ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que acontece de 19 de outubro a 1º de novembro. Este é o nosso primeiro ano cobrindo um dos maiores festivais de cinema do mundo! Portanto, fiquem de olho nesta publicação, pois vamos alimentá-la com críticas de diversos filmes da programação. Filme de Abertura Human Flow – Não existe lar se não há para onde ir (dir. Ai Weiwei, Alemanha) Mostra Brasil As Boas Maneiras (dir. Marco Dutra eRead More