Os zumbis na cultura pop

Os zumbis na cultura pop

Os fãs de The Walking Dead estão contando os dias para a sétima temporada da série, que retorna no dia 23 de outubro e promete nos revelar qual personagem foi a vítima de Negan. Mas, apesar de parecer um sucesso recente, histórias com zumbis causam interesse e fascínio desde os primórdios. E quem diria que os mortos-vivos fariam tanto sucesso no cinema, na televisão e até mesmo nos jogos de videogame? A seguir, conheça um pouco mais sobre eles e descubra outros filmes de zumbis para entrar no clima!

1

Os zumbis estão no cinema há décadas, mas tudo indica que essas criaturas surgiram de uma crença religiosa: o vodu haitiano. Segundo as lendas dessa religião, os mortos-vivos eram controlados por feiticeiros poderosos que davam a algumas pessoas um veneno não mortal, mas que fazia com que elas parecessem mortas. Alguns contos relatam que esses feiticeiros ressuscitavam os mortos para que eles procurassem por vingança.

Essa crença haitiana inspirou o primeiro filme sobre o assunto, chamado White Zombie (1932), de Victor Halperin. A história se passa no Haiti e é protagonizada por Charles (Robert Frazer), um fazendeiro rico que, para conseguir o amor da mulher que ama, pede ajuda ao feiticeiro Muder (Béla Lugosi). Na trama, Madeleine (Madge Bellamy) toma uma poção, morre e, horas depois, é transformada em um zumbi pelo feiticeiro.

Já em 1968, George Romero criou um novo conceito de zumbis – que se aproxima muito do que conhecemos atualmente – com o filme A Noite dos Mortos Vivos, um dos maiores clássicos cult do gênero horror. O longa teve um grande impacto pelo conteúdo explícito e também por fazer uma crítica à sociedade do final dos anos 60. Após o sucesso do filme, Romero lançou outras quatro produções com a mesma temática: Despertar dos Mortos (1978), O Dia dos Mortos (1985), Terra dos Mortos (2005) e Diário dos Mortos (2008).

2

É claro que não demorou muito para os zumbis se tornarem parte da cultura popular e conquistarem não só os amantes de terror, como fãs de muitos outros gêneros, já que existem diversos estilos de mortos-vivos: há os que “vivem” em estado catatônico (eles também não sentem, não pensam e suas ações são por impulso e instinto) e existem os zumbis sentimentais, que ainda possuem algo de humano (esses podem ser encontrados no filme Meu Namorado é Um Zumbi (2013) e na série iZombie, de 2015). Independente do jeito com que esses comedores de cérebro são retratados nas produções, o apocalipse zumbi tira o sono de muita gente, como em The Walking Dead (2010).

A série, que já está na sétima temporada, acompanha os esforços de um grupo comandado por Rick Grimes (Andrew Lincoln) para sobreviver ao apocalipse zumbi. Simultaneamente, eles precisam lidar com os dilemas do cotidiano e enfrentar a mente sádica de alguns seres humanos. Talvez essa seja a maior prova de que não importa muito se o mundo está sendo dominado por mortos-vivos, nós temos sempre que temer a mente das pessoas.

Agora que vocês conhecem um pouco mais da origem dos zumbis, que tal aproveitar que faltam duas semanas para o retorno de The Walking Dead e fazer uma maratona especial com direito a muito cérebro e miolos? Além dos filmes que citamos ao longo do texto, separamos 5 produções que valem o seu tempo. Na lista, tem para todos os gostos. Confira!

Guerra Mundial Z (2013)

4

O filme, dirigido por Marc Foster, é baseado no romance literário de mesmo nome escrito por Max Brooks e é protagonizado por Brad Pitt, que interpreta Gerry Lane, um ex-investigador da Onu. Na história, Lane possui a missão de descobrir a cura para o surto de zumbis que aconteceu em diversas áreas metropolitanas. Guerra Mundial Z trata o apocalipse zumbi de maneira séria, mas, caso você já tenha lido a obra de Brooks, não espere uma adaptação fiel.

Extermínio (2008)

5

Aclamado pela crítica, Extermínio conta a história de Jim (Cillian Murphy), um jovem que acorda de seu coma em um leito de hospital deserto e descobre que Londres foi vítima de um apocalipse zumbi. Com a ajuda de algumas pessoas que ele conhece ao longo da história, como Selena (Naomie Harris), Jim procura por uma maneira de sobreviver e ser resgatado. Extermínio é dirigido por Danny Boyle.

Zumbilândia (2009)

6

Se você tem medo de zumbi, não precisa se preocupar com Zumbilândia. O filme é uma comédia que funciona e, além das piadinhas e do jeito cômico com que os zumbis são retratados, o elenco é incrível: Emma Stone, Woody Harrelson, Jesse Eisenberg, Abigail Breslin e Bill Murray (que interpreta ele mesmo no filme e é protagonista de uma das cenas mais legais). Se o que você procura é um filme descontraído, esse é perfeito.

Meu Namorado é um Zumbi (2013)

7

No meio de dois filmes sérios e uma comédia, faltava um romance. Meu Namorado é um Zumbi (2013) mostra que esses mortos-vivos ainda possuem algo de humano e podem se recuperar, mas não espere nada muito sério dessa produção: ela é boa, possui uma ótima trilha sonora e tem final feliz (dá para imaginar um apocalipse zumbi com final feliz?). Destaque para a atuação de Nicholas Hoult como o zumbi R. O filme, dirigido por Jonathan Levine, pode parecer surreal, mas conquistou 80% de aprovação no Rotten Tomatoes. Nada mal, né?

iZombie (2015)

8

Aúltima indicação é uma série: iZombie. E não se deixe enganar, essa série é realmente muito boa e mistura terror, ação, comédia, um pouco de romance e muita investigação. Essa salada de gêneros funciona extremamente bem para contar a nova “vida” de Liv Moore como zumbi. iZombie vale muito a pena e se tornou uma das minhas séries preferidas do momento. No Rotten Tomatoes, a série tem 96% de aprovação. Para saber mais sobre a história, confira a nossa crítica.

Jaquelini Cornachioni