Posted On 26/07/2017 By In Séries

A quase realidade de Mad About You

Por Lucas Walderez

Quando pensamos em séries de comédia nova-iorquinas, logo nos lembramos de três ícones: Seinfeld, Friends e How I Met Your Mother. Porém, uma das melhores sitcoms que se passa em Nova Iorque é Mad About You.

Transmitida pela NBC de 1992 a 1999, ela conta a história de Paul e Jamie Buchman, recém-casados e com uma nova vida pela frente. Paul (vivido por Paul Reiser, que também dirigiu e escreveu a série), era cineasta e documentarista. Criativo, Paul busca consumar seu trabalho enquanto cuida de sua vida amorosa com Jamie e de seu cachorro Murray (personagem com recorrente aparição e um dos pontos cômicos da série). Jamie (Helen Hunt) é especialista em relações públicas. De personalidade forte e muito doce, Jamie era o ponto de equilíbrio e, apesar de seu problema de relacionamento com a sogra, sempre lidou muito bem com as confusões que acabavam por aparecer na vida do casal.

Por ser uma sitcom dos anos 90 e produzida pela NBC, Mad About You contou com crossovers com duas das melhores sitcoms da época (talvez de todos os tempos): Seinfeld e Friends. Lisa Kudrow, que viveu a adorada Phoebe em Friends, antes disso foi a esquecida e mal-educada Ursula, garçonete de um dos restaurantes favoritos de Paul e Jamie: o Riff’s. Ursula era uma personagem muito forte e adorada pelos fãs. Com a criação de Friends, Lisa Kudrow não quis abandonar o personagem em Mad About You, então os produtores tiveram a ideia de criar um laço familiar entre Ursula e Phoebe. Apesar de Phoebe nunca ter aparecido em Mad About You, Ursula apareceu muito em Friends, sempre com seu jeito peculiar. Além das aparições de Ursula em Friends, Jamie e Fran (amiga de Jamie) aparecem em Friends no Central Perk, e confundem Phoebe com Ursula, o que gera uma confusão imediata e uma cena memorável para os fãs de ambas as séries. Já em Seinfeld, o crossover é curto, tendo apenas Paul vendendo seu antigo apartamento para Cosmo Kramer, um dos grandes personagens da série.

Mesmo não tendo a aclamação e a lembrança da maioria do público até os dias de hoje, Mad About You marcou uma série de fãs, tendo, inclusive, faturado 13 Emmys e um Globo de Ouro de melhor comédia em 1995. Helen Hunt, em um só ano, ganhou um Oscar, um Emmy e um Globo de Ouro.

Mad About You se diferenciava pela demonstração do quase real. Poderiam ser incontáveis os casais nova-iorquinos dos anos 90 que se enxergavam em Paul e Jamie. Um casal que, apesar de todas as paranoias e confusões da vida adulta em uma grande cidade, sempre levou a vida da maneira mais doce e divertida possível. Temas reais como casamento, relacionamentos homossexuais, gravidez e problemas com trabalho, trabalhados com o máximo de naturalidade possível pelos atores, transformaram a série numa das mais queridas e divertidas da época.

E, da forma mais real e doce possível, Mad About You tem seu encerramento em uma cena onde Paul e Jamie estão em seu apartamento, à luz de velas, e Jamie agradece Paul pelo lindo casamento que têm. Após isso, vemos um vídeo com cenas onde aparecem a família, os amigos e a filha do casal, em momentos felizes… Como aqueles vídeos que nós mesmos fazemos de nossas vidas.

Tags : , , , ,

About

Aqui você encontra textos escritos em conjunto pela nossa equipe, assim como matérias de colaboradores eventuais do Cinematecando.