As teorias mais instigantes de Westworld | Cinematecando

Posted On 07/11/2016 By In Artigos - Séries, Listas, Séries

As teorias mais instigantes de Westworld

Por Giovanna Orlando

Westworld é a nova série da HBO, lançada no início de outubro, que conta com a direção de J. J. Abrams, Jonathan Nolan e Lisa Joy. Ela já é considerada por muitos a melhor estreia do ano, e uma das maiores apostas para as premiações de 2017. Não demorou muito para a série cair no gosto dos aficionados por ficção científica.

Baseada no filme de 1973, Westworld – Onde Ninguém tem Alma, a série conta a história de um parque de diversões futurístico, onde os anfitriões são robôs criados e controlados por uma equipe, até que começam a ter consciência de sua própria existência. O grande diferencial da série é o mistério que a cerca. Cada episódio traz novos questionamentos, fazendo com que os fãs se cerquem de teorias para tentar entender qual o próximo passo da série. Por isso, separamos algumas das teorias mais interessantes até agora.

Teoria 1 – Robert Ford é um robô

Ford é o criador do parque, mas muitos acreditam que ele não é humano, mas sim um robô. A teoria tomou forma depois que da revelação de que Ford não criou o parque sozinho, mas com a ajuda de Arnold, um personagem que ainda não foi revelado na série, mas é identificado pelos anfitriões “defeituosos”. A teoria diz que Ford foi criado por Arnold, tomou consciência e matou o criador.

west

Teoria 2 – Bernard é um robô

Os fãs acreditam que Bernard é um android que personifica Arnold, o criador do parque e possível criador de Ford. A teoria se torna ainda mais provável de ser real porque Bernard Lowe é um anagrama para Arnold Weber.

Teoria 3 – A série tem duas linhas do tempo

Alguns fãs acreditam que existam duas linhas do tempo na série, uma no presente e uma três décadas atrás, quando a grande falha ocorreu. O recém chegado no parque, William, seria uma versão mais jovem do Homem de Preto.

Teoria 4 – Nada é real

A ideia é de que o parque seja virtual, e todos os visitantes estão, na verdade, acomodados em uma sala usando um simulador de realidade virtual.

Teoria 5 – O Homem de Preto é um anfitrião

Essa teoria tem base no filme de 1973, onde um androide do parque adquire consciência e se vinga de uma dupla de visitantes. Mas a série não segue a mesma história que o filme. As atitudes do Homem de Preto dão a impressão de que ele é um anfitrião querendo sair do parque, mas outras provas mostram que ele é humano, como por exemplo, ele não se fere quando os anfitriões atiram nele. Mas pode ser que, por ele ser um anfitrião antigo, seja feito de um material mais resistente às balas, ou às atualizações mais recentes.

Teoria 6 – O Homem de Preto reprogramou Dolores

Caso o Homem de Preto não seja um anfitrião, ele é alguém que conhece muito bem como o parque e os anfitriões funcionam. No primeiro episódio, ele arrasta Dolores para o celeiro depois de uma sequência dramática de acontecimentos. Fica implícito de que ele a estuprou. Mas alguns fãs acreditam que ele, na verdade, reprogramou Dolores. A anfitriã, criada para ser a donzela em perigo que precisa ser resgatada por um homem, agora se mostra muito mais independente e perigosa. Ela aceita embarcar em uma aventura com William e o salva. Antes, ela não feria nem insetos.

160730-westworld-news

Teoria 7 – Ford está fazendo os anfitriões apresentarem defeitos

Logo no início da trama, descobrimos que Ford colocou uma nova linha de código nos anfitriões, e que isso está gerando defeitos em muitos dos mais antigos. A teoria defende que ele fez isso propositalmente, com a intenção de que seus robôs evoluam – ou apresentem uma grande falha.

Teoria 8 – A grande falha é tudo o que aconteceu no filme de 1973

Uma das teorias mais aceitas e defendidas pelos fãs é a de que a grande falha de três décadas atrás é exatamente o defeito nos anfitriões que destruíram o parque, e que aconteceu no filme que inspirou a série.

Teoria 9 – O Homem de Preto está envolvido na falha de 30 anos atrás

Uma das únicas informações que temos do Homem de Preto é que ele visita o parque há mais de 30 anos, então ele sabe, ou deve estar envolvido, na falha geral, seja como anfitrião ou como visitante.

Teoria 10 – A torre da igreja que Ford visita é a única coisa que restou do parque original

A teoria afirma que a torre fica localizada onde era o parque original pré-desastre. Ford mantém a construção em segredo, pois revelaria seus anseios, ou sua verdadeira forma. Outra hipótese leva a crer que as instruções da filha de Lawrence ao Homem de Preto terminam na igreja. Um indício é a cobra que Ford encontra no caminho antes de chegar lá.

west2

Essas são algumas das muitas teorias de Westworld. Ainda faltam alguns episódios, e o próprio presidente da HBO, Casey Bloys, já disse que muitos fãs estão chegando perto de descobrir a verdade. E, caso você conheça mais alguma teoria, ou concorda com alguma das citadas, compartilha com a gente!