De Game of Thrones ao cinema: batalhas inesquecíveis | Cinematecando

Posted On 24/06/2016 By In Artigos - Séries, Séries

De Game of Thrones ao cinema: batalhas inesquecíveis

Por Rodrigo Fabretti

Você curtiu tanto quanto nós o episódio The Battle of the Bastards, de Game of Thrones?

O nono episódio da 6ª temporada foi orçado em mais de US$ 10 milhões, e a sequência da batalha pode ser considerada a melhor de toda a série, junto com a Batalha de Blackwater, vista lá na 2ª temporada – e que custou em torno de US$ 06 milhões.

Mas e no cinema? Aproveitando os (ótimos) tempos de Battle of the Bastards, selecionamos cinco batalhas de filmes que merecem ser vistas e revistas!

Coração Valente

“They can take our lives, but they will never take our freedom!”. Foi assim que William Wallace, vivido por Mel Gibson, chamou até a galera que estava na frente da tela. Com cavalos em disparada, closes nos rostos e câmera lenta, a cena lembra muito do inicio da batalha dos bastardos em Game of Thrones. Mas infelizmente não tem gigante dividindo soldados ao meio.

O Último Samurai

Saímos por um momento da Europa e vamos para a Ásia, mais precisamente ao Japão. O período é recente, século XIX, e a luta é um pouco “injusta”, como foi a briga entre os exércitos Snows. Aqui a principal diferença não é entre o número de soldados, mas as armas usadas. Enquanto os samurais, liderados pelo Capitão Nathan Algren (Tom Cruise) e Lord Moritsugu Katsumoto (Ken Watanabi), lutam com katanas e flechas, o Exército Imperial estava com canhões e armas de fogo. Aliás, as cenas das flechas são bem parecidas!

Cruzada

Voltamos para a Europa, mas agora no século XII! Balian de Ibelin (Orlando Bloom) herda as terras e o título de nobreza de seu pai, Godfrey de Ibelin (Liam Neeson). O único problema é que as terras e o título são em Jerusalém, na época das Cruzadas. Na Terra Santa, Balian refaz sua vida, se apaixona pela Sybilla (Eva Green) e, óbvio, participa de batalhas. Com óleo quente, cavaleiros, flechas e aríetes, a última batalha é o cerco que Saladino, rei mulçumano, fez em Jerusalém.

300

Se Coração Valente teve a frase que marcou todo mundo, 300 também tem a sua, que é tão marcante quanto. Assim como os outros filmes desta lista, “This is Sparta!”, com seu Rei Leônidas (Gerard Butler), possui diversas batalhas cheias de flechas e câmera lenta. Assim como Jon Snow, Leônidas estava com menos soldados enfrentando o exército de Xerxes I (Rodrigo Santoro), que simplesmente mandou alguns mensageiros para Sparta avisando que ia conquistá-los. Que educado, não?!

O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei

Indo para a mesma linha de fantasia e adaptação de livro, o filme na Terra Média tem diversas batalhas durante todo o filme. Assim como Jon Snow em Game of Thrones, Aragorn (Viggo Mortensen) parte sozinho em direção aos inimigos. Junto com essa cena, também merece destaque a Batalha de Pelennor, onde Théoden, com seu discurso, prepara seus soldados para a batalha. Podemos dizer que o discurso deu tão certo que o filme abocanhou 11 Oscar!

___________

Você se lembra de outra batalha épica no cinema ou na televisão? Deixe seu comentário!