Sense8: saiba o que esperar do episódio final | Cinematecando

Posted On 05/06/2018 By In Artigos - Séries, Séries

Sense8: saiba o que esperar do episódio final

Lana Wachowski e sua cluster se despedem dos fãs com desfecho emocionante

Imagem de Sense8 Finale

A essa altura, você já deve ter se decidido sobre Sense8, a série criada pelas irmãs Lana e Lilly Wachowski (Matrix, A Viagem) em parceria com J. Michael Straczynski (Babylon 5). Com estreia marcada para esta sexta-feira (8) na Netflix, o final do seriado vem com o dever pesado de amarrar as muitas pontas soltas da narrativa e também proporcionar uma digna despedida aos seus fiéis fãs.

O finale foi dirigido apenas por Lana Wachowski e possui quase duas horas e meia (!) de duração. Partindo do ponto onde se encerrou a 2ª temporada, o novo episódio traz a maior parte da cluster – Nomi, Lito, Will, Kala, Capheus, Sun, Riley – reunida em Paris enquanto planejam o resgate de Wolfgang, que foi capturado pela BPO, empresa que caça sensates pelo mundo. Tomando algum tempo para inicialmente desenvolver mais do passado de Wolfie e também resgatar rostos conhecidos, o capítulo logo engata em um ritmo acelerado para dar conta das muitas lacunas deixadas anteriormente na história.

Percebe-se claramente que a diretora e co-criadora da série teve de condensar um material equivalente a uma temporada inteira em um só episódio, o que cria inevitáveis furos de lógica e exige soluções narrativas mais bruscas, porém nada é o bastante para prejudicar o envolvimento com a aventura final dos sensates. Na verdade, pode-se dizer que as emoções são o que ditam os caminhos do enredo, que vem recheado de momentos fan-service (às vezes literais) para agradar os fãs mais calorosos. Há muitos (muitos!) trechos que parecem operar sob um raciocínio de desenho-animado, mas é fácil perdoá-los quando se tem tamanho envolvimento emocional com o destino de cada um dos personagens.

Vale notar que Sense8 é, mais que uma série, um fenômeno cultural. Junto à forte voz de suas criadoras dentro da comunidade LGBT, o seriado contribuiu também para expressar outras vozes pouco contempladas no entretenimento mainstream a um público mais amplo, promovendo diversidade na representação de seu amplo elenco, que também não são limitados às suas características primárias. Felizmente no finale, todos tem seus momentos de destaque, inclusive aqueles que não fazem parte da cluster principal. No entanto, o coração do episódio se encontra no relacionamento de Nomi e Amanita, que continua a ser desenvolvido de maneira satisfatória e, é claro, tocante. Esperem lágrimas!

Falando em lágrimas, os créditos finais são acompanhados de um compilado de imagens dos sets de filmagem que dão uma dimensão realmente emocionante da camaradagem entre os membros da equipe e servindo como um presente à parte para quem acompanhou a jornada das Wachowski e seus sensates até aqui. Se você é fã de Sense8, não deveria pensar duas vezes antes de separar alguns lenços e assistir ao finale. Já aos que ainda não são fãs mas são curiosos, uma maratona cairá muito bem.

Sense8 Finale foi conferido a convite da Netflix no dia 1º de Junho, 2018.

Formado em Rádio, TV e Internet pela Faculdade Cásper Líbero (FCL). É redator no Cinematecando desde 2016.