Séries de comédia que divertem e emocionam | Cinematecando

Posted On 30/05/2016 By In Artigos - Séries, Séries

Séries de comédia que divertem e emocionam

Quando se trata de séries de televisão, é uma coisa ou outra: nós nos apegamos a elas ou não. Às vezes pode acontecer de não rolar aquele ânimo ao continuar a assistir tal programa, mas quando acontece aquela identificação com algum personagem ou situação, ou aquela sensação maravilhosa de “caramba, essa série é boa mesmo!”, não tem mais volta. Acompanhar uma série é realmente um compromisso: passamos meses aguardando novas temporadas e, quando assistimos a novos episódios semanalmente, nos empolgamos ou nos decepcionamos (às vezes até demais). Temporada vai, temporada vem, e olha só, lá se foram anos acompanhando personagens que passamos a amar e torcer como se eles fossem nossos amigos de verdade. É claro que há fãs que adoram uma bela maratona; e eu estou inclusa nesse time também, sem sombra de dúvida. Afinal, não quer dizer que somos menos fãs só porque vimos em semanas o que o resto do mundo assistiu em anos. O ponto que eu quero chegar é: não importa se você começou a assistir ontem uma série que foi finalizada há anos, o que importa é torcer, se emocionar, se divertir… E, fala sério, isso é algo que não tem preço!

A lista abaixo contém altas doses de risadas (já as lágrimas são o resultado do apego desenvolvido por nós mesmos). As séries de comédia que escolhi para colocar nessa lista, além de serem incríveis, me ajudaram a enxergar muitas coisas de outro modo – e aposto que elas também fizeram isso para mais um montão de gente. É claro que existem centenas de outros programas de TV que são engraçados, e você é bem-vindo(a) para inserir o que quiser nos comentários.

Spoiler: vale a pena ver, e rever, e rever cada uma dessas séries!

Friends (1994-2004)

“Smelly cat, smelly cat…”
“How you doin’?”
“We were on a break!”

Quem nunca gargalhou com Joey e seu amor por comida, Chandler e suas piadas inusitadas, Rachel e suas neuras, Phoebe e suas bizarrices, Mônica e seus berros e Ross com o “Hi” mais depressivo do mundo? Quem nunca chorou (ou ficou com os olhos marejados, vai) com o romance maluco de Rachel e Ross, ou quando Chandler e Monica (meus favoritos!) tiveram dificuldade em ter um filho? Por dez maravilhosos anos, Friends foi uma série de tremendo sucesso, e ele reflete até hoje graças a uma legião de fãs que ainda assiste aos episódios pela milésima vez na Warner. Eu falo as frases junto com eles, conheço suas histórias como se eles fossem da minha família e confesso que até hoje fico nervosa na cena do DID SHE GOT OFF THE PLANE?!

The Office (US) (2005-2013)

“That’s what she said!”
“Dwight, you ignorant slut!”
“I want people to be afraid of how much they love me.”

Nove temporadas de muita ironia, sarcasmo e risadas acompanhando a vida dos diferentes funcionários da empresa Dunder Mifflin, na Pensilvânia. Essa é uma série que eu realmente gostaria que todas as pessoas NO MUNDO assistissem! The Office foi filmada em estilo documentário e todos os personagens sabiam da existência das câmeras. O mais divertido é que eles realmente interagiam com a câmera e isso só aumentava a aproximação entre eles e o espectador. Por mais simples que a série tenha sido, foi pelo desenvolvimento incrível dos personagens que tudo valeu a pena. Michael Scott, o chefe da Dunder Mifflin, é simplesmente um dos personagens mais engraçados da televisão, assim como Jim, Dwight, Pam, Creed, Angela e todo o resto, sem exceção! Fiz uma bela maratona em 2013 e me arrependo de apenas uma coisa: de ter assistido tudo tão rápido. Gostaria de trabalhar em um lugar como aquele e, principalmente, ter um chefe como Michael. Melhor pessoa!

Obs: A versão americana de The Office é uma adaptação da versão britânica da BBC, televisionada entre 2001 e 2005.

How I Met Your Mother (2005-2014)

“It’s going to be legen… wait for it… DARY!”
“Dammit, Patrice!”
“Haaaaave you met Ted?”

Já inicio esse parágrafo dizendo: eu gostei do final dessa série que se tornou tão dividida entre os fãs. Sempre assisti HIMYM pensando que o que realmente importava era a trajetória, não o destino, e já era um fato mais do que claro que a Mother era o pano de fundo para a história de Ted Mosby. Sim, a Mother é incrível e eu gostei dela logo de cara, mas não tem jeito, eu sou completamente apaixonada pela Robin Scherbatsky e me emocionei com aquele final – até porque ele esteve implícito por nove anos. HIMYM gera, até hoje, muita discussão por ser “parecida” com Friends, mas ao meu ver elas são bem diferentes e eu nunca quis compará-las. Ted, Robin, Barney, Lily eMarshall: como não amar? Com situações tão reais na vida desses personagens, é difícil não se identificar com pelo menos um deles. Outro ponto mais do que positivo da série são as incontáveis frases reflexivas e verdadeiras que dá para levar em diversas situações de nossas vidas.

Parks and Recreation (2009-2015)

“I can’t believe we’re in Hogwarts!”
“Friends, waffles and work.”
“Because parks don’t grow on trees.”

Jornalista especializada em cinema. Fundadora e editora-chefe do Cinematecando. Foi assessora de imprensa na 41ª edição da Mostra Internacional de Cinema e hoje é redatora e repórter do portal AdoroCinema.