Theatro Municipal De São Paulo apresenta "Kubrick Em Concerto" com Laranja Mecânica | Cinematecando

Posted On 23/02/2018 By In Notícias

Theatro Municipal De São Paulo apresenta “Kubrick Em Concerto” com Laranja Mecânica

Apresentações são gratuitas e os ingressos serão distribuídos duas horas antes de cada concerto!

Clássico do cinema, Laranja Mecânica é um filme que retrata uma realidade distópica, na qual a violência juvenil se torna um problema social grave. Pouca gente sabe, contudo, que o filme, dirigido por Stanley Kubrick, tem sua trilha sonora composta, em quase sua maioria, de músicas clássicas.

E neste contexto é que foi criada a série Kubrick em Concerto, que entra em cartaz novamente nesta pré-temporada do Theatro Municipal de São Paulo. “Tive a ideia de criar o programa para atrair o público do filme para assistir a trilha sendo interpretada ao vivo pela Orquestra Sinfônica Municipal e, ainda, conhecer o Theatro Municipal”, ressalta o Secretário Municipal de Cultura, André Sturm.

O concerto, em homenagem a um dos principais cineastas do século 20, acontecerá em fevereiro nos dias 23, às 20h, e 24, às 16h30, com entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos duas horas antes de cada apresentação.

Sob a regência do maestro convidado Luís Gustavo Petri, a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, juntamente com o Coro Lírico Municipal de São Paulo, executará o “Funeral da Rainha Mary”, de Henry Purcell, “Pompa e Circunstância”, de Edward Elgar, abertura das óperas “La Gazza Ladra” e “Guilherme Tell”, de Gioacchino Rossini, e dois movimentos da “Sinfonia nº 9”, de Ludwig van Beethoven. Durante a apresentação, trechos do filme serão exibidos.


Série Kubrick em Concerto
A série Kubrick em Concerto foi um dos sucessos da Temporada 2017 do Theatro Municipal de São Paulo, eleita pelos leitores do Guia Folha, da Folha de São Paulo, o Melhor Concerto de 2017. Para retribuir o público e estender a comemoração do aniversário da cidade de São Paulo, as apresentações desta série em janeiro e fevereiro serão gratuitas. Em janeiro, a OSM, sob a regência do regente titular Roberto Minczuk, executou parte da trilha de 2001: Uma Odisseia no Espaço.

SERVIÇO:
Sexta 23/02 às 20h
Sábado 24/02 às 16h30
Theatro Municipal de São Paulo – Sala de Espetáculos
Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo
Luis Gustavo Petri, regente convidado
Coro Lírico Municipal de São Paulo
Mário Zaccaro, regente do Coro Lírico
Soprano, Berenice Barreira
Mezzo-soprano, Magda Painno
Tenor, Marcello Vannucci
Barítono, Guilherme Rosa

Theatro Municipal de São Paulo
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/nº – Centro – SP
Ingressos: gratuito, com distribuição duas horas antes do espetáculo
Classificação: 16
Duração: 90 minutos aproximadamente


Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo
Até o começo do século 20, as companhias líricas internacionais que se apresentavam no Theatro Municipal traziam da Europa seus instrumentistas e coros completos, pela falta de um grupo orquestral em São Paulo especializado em ópera.

Somente a partir da década de 1920 uma orquestra profissional foi criada e passou a realizar apresentações esporádicas, tornando-se regular em 1939, sob o nome de Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal. Uma década mais tarde, o conjunto passou a se chamar Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e foi oficializado em lei de 28 de dezembro de 1949, que vigora ainda hoje.

A história da Sinfônica Municipal se confunde com a da música orquestral em São Paulo, com participações memoráveis em eventos como a primeira Temporada Lírica Autônoma de São Paulo, com a soprano Bidú Sayão; a inauguração do Estádio do Pacaembu, em 1940; a reabertura de Theatro
Municipal, em 1955, com a estreia da ópera Pedro Malazarte regida pelo compositor, Camargo Guarnieri; e a apresentação nos Jogos Pan-Americanos de 1963, em São Paulo.

Estiveram à frente da orquestra, entre outros, os maestros Arturo de Angelis, Zacharias Autuori, Edoardo Guarnieri, Lion Kasniefski, Souza Lima, Eleazar de Carvalho, Armando Belardi e John Neschling. Roberto Minczuk é o atual regente da Orquestra Sinfônica Municipal – OSM.

Tags : , , , ,

Jornalista especializada em cinema. Fundadora e editora-chefe do Cinematecando. Trabalhou como assessora de imprensa na 41ª edição da Mostra Internacional de Cinema e apresenta o canal do site no YouTube.