Crítica: War Machine
Comédias políticas, no geral, são uma aposta de 50/50. Há as notavelmente boas, como Doutor Fantástico e In The Loop, e há outras bem menos eficientes, como Os Homens que Encaravam Cabras e Especialista em Crise. Na TV também não costuma ser diferente, com a excelente Veep e a insossa The Brink ambas exibidas pela HBO (a segunda, claro, não tardou a ser cancelada). Mais recentemente, a Netflix também tenta embarcar no subgênero, com o fracassado Special Correspondents e agora, com produção de Brad Pitt, War Machine.
War Machine, estranhamente sem tradução para o português, é o primeiro longa-metragem de larga escala produzido pela gigante do streaming. Além de ter produção de Pitt, também é estrelado pelo (ex) galã, o que certamente alimentou as expectativas do público e da crítica. Dirigido e roteirizado pelo australiano David Michôd, dos excelentes Reino Animal e The Rover – A Caçada, War Machine é livremente inspirado na história do ex-general americano Stanley McChrystal, demitido do exército após a publicação de um degradante artigo sobre sua pessoa na revista Rolling Stone.
Aqui, sob o nome de Glen McMahon, vemos seu mal-fadado trajeto pelos últimos meses da guerra no Afeganistão, em 2009. Confiante de que será o responsável por terminar o conflito, McMahon oscila entre o delírio de grandeza e a pura ingenuidade, despachando tropas gratuitamente para o campo de batalha e faltando com a diplomacia frente a seus superiores. Só que, segundo esta história, McMahon é também um bom homem, completamente ignorante dos estragos que comete. É este último detalhe que dá a War Machine uma atmosfera muito mais offbeat que a esperada, como um filme dos Coen com 90% menos sangue.
Temos então que falar do elefante na sala: Brad Pitt, desde os primeiros trailers do projeto, não deixou uma impressão muito sólida de seu trabalho. Infelizmente, no produto final, é ainda mais difícil classificá-lo. Pitt, na maneira que compõe os tiques e trejeitos de McMahon, parece estar em um filme completamente diferente do que o de seus coadjuvantes. Sua abordagem estaria excepcionalmente adequada a uma comédia tão absurda quanto Doutor Fantástico, mas devido às bruscas mudanças de tom do roteiro, inicialmente acaba causando grande incômodo, em diversas ocasiões. Ainda assim, em suas últimas cenas, Pitt consegue encontrar um maior equilíbrio, gerando inesperada empatia.
Como já mencionado, o roteiro de War Machine é uma mistureba doida de tons. Adaptando a história de McChrystal a partir do livro The Operators, de Michael Hastings, Michôd parece ter dificuldades em costurar uma situação e outra de maneira orgânica. Ora cria uma boa situação cômica entre Pitt e Ben Kingsley, ora realiza um tenso plano sequência que segue o soldado interpretado por Lakeith Stanfield (Corra!) trocando tiros com insurgentes, tudo dentro da mesma janela de 10 ou 15 minutos. Separadamente, grande parte dos momentos de War Machine são eficientes, mas colados do jeito que estão, geram estranhamento.
Com fotografia de Dariusz Wolski, colaborador de Ridley Scott, e trilha original da dupla Nick Cave e Warren Ellis, que compuseram para o indicado ao Oscar A Qualquer Custo, War Machine certamente tem suas virtudes técnicas. A própria condução de David Michôd evidencia o tipo de comprometimento que a Netflix tem buscado em produções originais. Mas, ao final do dia, War Machine fica aquém do que era possível, o que pode infelizmente desmotivar os intuitos da plataforma em ingressar mais a fundo em tal tipo de produção (o orçamento estimado é de 60 milhões de dólares!). Nos resta esperar Okja, do sul-coreano Bong Joon-ho, e torcer para que este próximo projeto da Netflix nos revele o potencial ainda desconhecido da empresa.
FICHA TÉCNICA
Direção: David Michôd
Roteiro: David Michôd, Michael Hastings (livro)
Elenco: Brad Pitt, Meg Tilly, Topher Grace, Anthony Michael Hall, Emory Cohen, RJ Cyler, Lakeith Stanfield, Will Pouter
Fotografia: Dariusz Wolski
Montagem: Peter Sciberras
Trilha Sonora: Nick Cave, Warren Ellis
Duração: 122 min
Distribuição: Netflix
Gênero: Drama / Comédia / Biografia
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