Crítica: Unacknowledged (2017)
Se você acredita em alienígenas, talvez já tenha escutado de alguém que é uma pessoa maluca. Isso porque a mídia, ao longo dos anos, banalizou a ufologia e, segundo Unacknowledged, essa é apenas uma das táticas que o governo usa para esconder todos os arquivos que provam a existência de vida em outros planetas, a fim de evitar que a população entre em pânico com a verdade. Fruto do esforço do ufólogo Dr. Steven Greer, que fundou o Center for the Study of Extraterrestrial Intelligence, o documentário foi feito para ser levado a sério e um de seus objetivos é justamente nos dizer que esse assunto não pode ser tratado como uma história de ficção.
Narrado por Giancarlo Esposito (o Gus Fring de Breaking Bad), Unacknowledged começa no passado com o famoso Caso Roswell, que aconteceu no dia 8 de julho de 1947, até chegar nos dias atuais. O documentário ganha ainda mais pontos ao nos apresentar entrevistas de oficiais da aeronáutica e ufólogos. É dessa maneira que Unacknowledged começa a prender ainda mais a nossa atenção e é capaz de surpreender até os mais céticos. Porém, não é um objetivo de Steven Greer fazer com que o público concorde plenamente com o seu ponto de vista. São apresentadas provas e entrevistas, cabe a você acreditar ou não.
Outro ponto positivo está nas explicações das teorias, como a do Multiverso que, resumidamente, prega que o universo em que vivemos não é o único que existe: ele é apenas um entre um número infinito de universos que compõem o Multiverso. Toda essa parte bem teórica, que nos leva a questionar tudo, dá ainda mais veracidade ao trabalho de Greer. Mas é claro que Unacknowledged não desvenda todos os mistérios e nem apresenta todas as provas. Ao que se refere à famosa Área 51, muito citada no documentário, pouco se sabe e não nos é revelado nada de inusitado em relação a isso.
E precisamos de um parágrafo para falar da abertura de Unacknowledged, que nada mais é do que um compilado de momentos trágicos que aconteceram ao redor do mundo: atentados, guerra, destruição. É essa abertura que dita o astral de tudo o que vem a seguir: o documentário é sim bem sério e, devo assumir, chega a ser tenso. As imagens também escancaram a situação absurda em que a nossa sociedade se encontra, completamente perdida.
Unacknowledged está disponível na Netflix!