É Tudo Verdade – 22° Festival Internacional de Documentários inicia em 19 de abril
De 20 a 30 de abril, o melhor do cinema não-ficcional brasileiro e internacional ocupa as telas de São Paulo e do Rio de Janeiro
Fundado e dirigido pelo crítico Amir Labaki, a 22ª edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários conta com o patrocínio do BNDES, OI, ITAÚ e PETROBRAS, e copatrocínio da SABESP e SPCINE. O projeto conta, também, com o apoio do Ministério da Cultura – Secretaria do Audiovisual.
O Cinematecando esteve presente na coletiva de imprensa do festival, que aconteceu em São Paulo. No bate-papo, Labaki e seus parceiros dissertaram sobre a vastidão do projeto e sobre as obras que serão exibidas ao longo dos dias 20 e 30 de abril, simultaneamente em São Paulo e Rio de Janeiro. Após a coletiva, assistimos ao documentário Permanecer Vivo – Um Método, do diretor Erik Lieshout com a participação do rockeiro Iggy Pop.
“É um alento que seja tão vigorosa a produção de documentários nestes dias de ‘fatos alternativos’ e ‘fakenews’”, comenta o fundador e diretor do festival, Amir Labaki. “Contra a confusão que desumaniza, nada melhor do que o olhar original sobre a realidade de um cineasta com sua câmera. É por meio deles que o É Tudo Verdade espelha o mundo”.
Além das competições de curtas e longas-metragens brasileiros e internacionais, o festival atribui, a partir deste ano, algo inédito: um prêmio para o melhor documentário de longa ou média-metragem latino-americano. Desde 2015, os documentários de curtas-metragens vitoriosos nas competições brasileira e internacional estão automaticamente qualificados para a disputa do Oscar.
O programa de 2017 conta com 82 produções que se dividem entre mostras competitivas, informativas e retrospectivas, além da realização da 16ª Conferência Internacional do Documentário.
Confira a programação completa do festival clicando aqui.