Cine PE 2018: Cobertura do 5º dia | Cinematecando

Posted On 06/06/2018 By In Filmes, Notícias

Cine PE 2018: Cobertura do 5º dia

Festival pernambucano chega ao último dia de programação com curta sobre amadurecimento e documentário sobre a banda Joelho de Porco

Após uma programação diversificada, o Cine PE apresentou seus últimos filmes nesta segunda-feira (04) dentro do histórico cinema São Luiz e fechou a maratona com saldo positivo.

Os curtas Sweet Heart, de Amina Jorge, e Cine. S José, de William Tenório, finalizaram a competição Mostra Curta Brasil. O primeiro acompanha uma jovem de família chinesa que vive no bairro da Liberdade, em São Paulo, e que vai amadurecendo sua identidade e especialmente sua sexualidade. Yasmin Thin Qi mostra uma naturalidade que combina completamente com o tom do curta, tornando a experiência como um todo muito sutil e curiosa. Já o pernambucano Cine S. José é um curta observativo sobre a retomada do cinema de rua construído na cinema de Afogados da Ingazeira no Sertão de Pernambuco. Sem muitas características que fogem do óbvio, o curta não possui narração e intercala imagens de arquivo com as de um grupo que resolveu reconstruí-lo no ano de 1994.

O último longa apresentado dentro da Mostra Competitiva foi Meu Tio e o Joelho de Porco, dirigido por Rafael Terpins, sobrinho de Tico Terpins, um dos fundadores do conjunto musical dos anos 70 Joelho de Porco. O diretor optou por contar uma história de tom extremamente pessoal com o intuito da homenagear sua família. A narração em off e a presença de elementos importantes para a história de Tico (como um velho Landau azul) são algumas das escolhas criativas do diretor para narrar a história do tio e amarrá-la com o impacto que ela teve em sua própria vida. O filme diverte e possui tom sincero e cômico – apesar de não conquistar uma proximidade tão forte com protagonista assim como vemos em Henfil.

Jornalista especializada em cinema. Fundadora e editora-chefe do Cinematecando. Trabalhou como assessora de imprensa na 41ª edição da Mostra Internacional de Cinema e apresenta o canal do site no YouTube.