Cozinha Pop: Histórias Cruzadas | Cinematecando

Posted On 21/11/2017 By In Filmes

Cozinha Pop: Histórias Cruzadas

“EAT MY SHIT”

É com esta frase icônica que lembramos da famosa torta de chocolate de Minny (Octavia Spencer) em Histórias Cruzadas (2011).

Baseada no livro A Resposta de Kathryn Stockett, Histórias Cruzadas se passa na retrógrada cidade de Jackson, Mississipi, onde retrata o drama das empregadas domésticas negras dos Estados Unidos nos anos 60. Um período de lutas constantes pelos Direitos Civis.

E pelas mãos do diretor e roteirista Tate Taylor, o filme consegue abordar de forma delicada e até intimista um tema tão difícil. Com produção impecável e atores de peso, como Viola Davis na pele de Aibileen, Bryce Dallas Howard no papel da maldosa Hilly Holbrook, Jessica Chastain como Celia e Emma Stone como Skeeter; Tate soube aproveitar muito bem o talento de cada uma, resultando em um filme coeso e limpo.

Deixando a qualidade do filme de lado, precisamos comentar sobre a frase dita acima pela personagem. Traduzindo: “COMA A MINHA MERDA”. Esta não foi apenas uma frase de efeito para ser cômica, essa é a reação de anos e anos de repressão, anos e anos que alguém (leia-se: sociedade branca) disse para a mulher negra que o tom da pele dela pode trazer doenças diferentes das dos brancos (?), e que, pelo tom de sua pele, ela jamais poderia ser outra coisa que sonhasse além de ser empregada doméstica.

O filme é apenas um pequeno retrato do que se passava na época. Mesmo o racismo sendo algo antigo, hoje ele ainda é um assunto presente, pois nunca deixou de existir. O preconceito apenas procurou formas de se perpetuar na cabeça dos brancos privilegiados. São constantes e, por vivermos em uma sociedade que hoje não aceita mais a opressão, ela se esconde debaixo de argumentos falhos e vazios.

A famosa frase ditada por Minny é apenas um BASTA.

E como todo basta, chega de falar e vamos ensinar a famosa Torta de Chocolate da Minny (CHOCOLATE DE VERDADE, HEIN GENTE!).

Como alguns ingredientes não são tão fáceis de encontrar aqui, dei uma modificada na receita e, mesmo assim, ela continua maravilhosa.


Ingredientes:

(MASSA)

01 1/2 xícara de farinha de trigo

100g de manteiga GELADA

01 ovo

50ml de água GELADA

01 pitada de sal

(RECHEIO)

01 lata de leite condensado

05 colheres de sopa de cacau em pó

02 colheres de sopa de manteiga derretida

03 ovos

01 colher de chá de essência de baunilha

200ml de creme de leite fresco

02 colheres de sopa de açúcar

Modo de preparo:

(MASSA)

Em uma tigela misture a farinha, o sal e a manteiga gelada até virar uma farofa bem úmida. Adicione o ovo e vá mexendo bem. Aos poucos adicione água gelada e vá mexendo até virar uma bola e desgrudar dos dedos.

Cubra com o papel plástico e deixe descansar por 30 minutos na geladeira.

Enfarinhe um pouco a bancada e o rolo de massa para não grudar.

Abra a massa, coloque na forma e com um pedaço de papel manteiga coloque sobre a massa com um punhado de arroz ou feijão e asse por 15 minutos no forno à 180°C.

Isso faz com que a massa não inche. Passados os 15 minutos, retire o papel manteiga com o arroz e deixe esfriar um pouco.

(RECHEIO)

Misture em uma tigela o leite condensado com o cacau em pó e a baunilha. Adicione a manteiga e por último os ovos, mexa até tudo ficar bem homogêneo.

Coloque a mistura sobre a massa e volte ao forno por 25 a 30 minutos à 180°C.

Retire do forno e deixe esfriar.

Para o chantilly, bata com o açúcar o creme de leite até ficar com pico firme. (CUIDADO PARA NÃO DEIXAR VIRAR MANTEIGA)

Sirva o chantilly sobre no centro da torta.

E aproveite!

Receita por Cozinha Pop

Tags : , , ,