Crítica: O Que Te Faz Mais Forte | Cinematecando

Posted On 12/02/2018 By In Críticas - Lançamentos, Filmes

Crítica: O Que Te Faz Mais Forte

Jake Gyllenhaal e Tatiana Maslany protagonizam emocionante história real

Mais uma vez, Jake Gyllenhaal se prova como um dos atores mais versáteis dos últimos tempos, sempre se destacando ao interpretar personagens demarcados por uma força que impacta o espectador. Em O Que Te Faz Mais Forte, além de viver o jovem Jeff Bauman, que foi atingido durante o atentado da maratona de Boston e perdeu as duas pernas, em 2013, Gyllenhaal explora camadas mais profundas em um filme que poderia expor apenas o lado ‘tradicional’ que tanto vemos em filmes biográficos.

Sem momentos melodramáticos e focados apenas para emocionar o público, a história real não deixa de soar legítima nem por um minuto, pois mostra o lado ruim de todo caso de superação – no caso, os desafios diários de lidar com uma grande mudança abrupta e que envolve não somente Jeff como toda sua família. A jornada até a aceitação definitivamente não é fácil.

O Que Te Faz Mais Forte é um retrato sensato sobre uma pessoa que enfrentou dificuldades absurdamente impactantes, mas que soube dar a volta por cima ao lado de sua família. Jake Gyllenhaal e Tatiana Maslany formam uma dupla poderosa e que merecia muito bem estar presente nas grandes premiações desta temporada, vivendo um casal com problemas reais e que, mesmo assim, buscam melhorar para si e para o outro.

A delicadeza que o roteiro possui em mostrar as falhas de Jeff e a força de Erin (Maslani) é uma de suas maiores forças. No fim, o que importa é que todos merecem uma segunda chance, seja ela no amor ou na vida em si. Ainda mais presente que Jake, é Tatiana quem rouba boa parte dos holofotes para que todos possam entender que a tragédia moldou sua vida também. Mas é claro que o protagonista também nos presenteia com momentos dignos de arrepiar, dado o tamanho sentimento entregue em cena.

O diretor David Gordon Green soube trabalhar bem seus atores, incluindo também Miranda Richardson, a mãe de Jeff, perseguida por vícios e o novo desafio de cuidar de seu filho de um modo totalmente novo e diferente. O Que Te Faz Mais Forte é um filme sincero e sóbrio que vai te emocionar pela direção que escolhe tomar e pela ausência de exageros narrativos que visam diminuir o peso de uma história extremamente dolorosa. Mais forte que o acidente que lhe tirou suas duas pernas, Jeff se tornou um símbolo para os Estados Unidos e conseguiu se encontrar em meio ao carinho de sua comunidade e sua família, sem ser um herói forçado, mas sim uma pessoa que tem muito a oferecer ao próximo. No final das contas, o filme realmente termina com a força necessária para ser lembrado e não ser somente visto como ‘mais um filme biográfico’.

Jake Gyllenhaal e Tatiana Maslany protagonizam emocionante história real Mais uma vez, Jake Gyllenhaal se prova como um dos atores mais versáteis dos últimos tempos, sempre se destacando ao interpretar personagens demarcados por uma força que impacta o espectador. Em O Que Te Faz Mais Forte, além de viver o jovem Jeff Bauman, que foi atingido durante o atentado da maratona de Boston e perdeu as duas pernas, em 2013, Gyllenhaal explora camadas mais profundas em um filme que poderia expor apenas o lado 'tradicional' que tanto vemos em filmes biográficos. Sem momentos melodramáticos e focados apenas para emocionar o público, a história real não deixa de soar legítima nem por um minuto, pois mostra o lado ruim de todo caso de superação - no caso, os desafios diários de lidar com uma grande mudança abrupta e que envolve não somente Jeff como toda sua família. A jornada até a aceitação definitivamente não é fácil. O Que Te Faz Mais Forte é um retrato sensato sobre uma pessoa que enfrentou dificuldades absurdamente impactantes, mas que soube dar a volta por cima ao lado de sua família. Jake Gyllenhaal e Tatiana Maslany formam uma dupla poderosa e que merecia muito bem estar presente nas grandes premiações desta temporada, vivendo um casal com problemas reais e que, mesmo assim, buscam melhorar para si e para o outro. A delicadeza que o roteiro possui em mostrar as falhas de Jeff e a força de Erin (Maslani) é uma de suas maiores forças. No fim, o que importa é que todos merecem uma segunda chance, seja ela no amor ou na vida em si. Ainda mais presente que Jake, é Tatiana quem rouba boa parte dos holofotes para que todos possam entender que a tragédia moldou sua vida também. Mas é claro que o protagonista também nos presenteia com momentos dignos de arrepiar, dado o tamanho sentimento entregue em cena. O diretor David Gordon Green soube trabalhar bem seus atores, incluindo também Miranda Richardson, a mãe de Jeff, perseguida por vícios e o novo desafio de cuidar de seu filho de um modo totalmente novo e diferente. O Que Te Faz Mais Forte é um filme sincero e sóbrio que vai te emocionar pela direção que escolhe tomar e pela ausência de exageros narrativos que visam diminuir o peso de uma história extremamente dolorosa. Mais forte que o acidente que lhe tirou suas duas pernas, Jeff se tornou um símbolo para os Estados Unidos e conseguiu se encontrar em meio ao carinho de sua comunidade e sua família, sem ser um herói forçado, mas sim uma pessoa que tem muito a oferecer ao próximo. No final das contas, o filme realmente termina com a força necessária para ser lembrado e não ser somente visto como 'mais um filme biográfico'. https://www.youtube.com/watch?v=qp9hQF1hzss

O Que Te Faz Mais Forte

Direção
Roteiro
Elenco
Fotografia

Bom

65

Jornalista especializada em cinema. Fundadora e editora-chefe do Cinematecando. Trabalhou como assessora de imprensa na 41ª edição da Mostra Internacional de Cinema e apresenta o canal do site no YouTube.