Posted On 31/07/2017 By In Filmes, Notícias

Entrevistamos o diretor de Lino, animação nacional que estreia em setembro

Animação promete surpreender espectadores com alta qualidade técnica e narrativa

O Cinematecando esteve presente no painel de Lino no festival Anima Mundi, onde o diretor Rafael Ribas contou detalhes sobre seu novo filme e todo o longo processo de realização. Também vimos inúmeras sequências finalizadas do longa que deixaram toda plateia muito animada – inclusive nós!

Após o painel, o Cinematecando entrevistou o diretor junto com o site Nerd Break. Confira o papo abaixo!

Qual foi a sequência mais trabalhosa de fazer?

A sequência mais trabalhosa foi a sequência do castelo, e da tribo também. Tecnicamente, toda cena que você tem movimento de câmera o tempo todo, luzes piscando e tudo mais, você precisa renderizar (gerar as imagens) uma por uma. Às vezes é possível ter algum recurso. Tínhamos uma porcentagem de cenas com a câmera fixa porque renderizávamos só um cenário e colocávamos o personagem por cima, pois o cenário é o que demora mais. Haviam cenários que demoravam duas horas por frame, e cada segundo tem 24 frames! Então, era uma escala, íamos colocando mais computadores de acordo com o orçamento.

Mas, mais do que a sequência da tribo, a mais difícil foi realmente a do castelo por conta dos efeitos especiais, dos tiros que tinham que “casar” com a câmera e tudo mais. É uma loucura, e às vezes nos deparávamos com sequências que nunca tínhamos pensado que poderíamos fazer, mas eu acabei percebendo que minha equipe era muito boa e todo mundo sabia o que estava fazendo.

O que o Lino significa para você, e o quanto de você existe no Lino?

Muita gente me pergunta isso! Eu acho que acabamos imprimindo um pouco de nós mesmos no personagem, e eu também sou um pouco tímido. Mas eu tentei passar com o Lino algo que eu sou o contrário. Quem assistir ao filme vai perceber que eu quis passar a mensagem de que se você ama o que faz, tudo dá certo. E eu insisto muito nisso. Até para fazer o que eu fiz, depois de 3 anos trabalhando demais. Você tem que amar muito o que faz, e é isso que eu coloquei no filme.

Selton Mello sempre foi sua ideia de ator para fazer o Lino, desde o início?

Sim. Quando eu nem pensava em dirigir um filme, eu assisti A Nova Onda do Imperador, em que ele fez a Lhama. Eu achei a dublagem dele melhor que a do original, e até brinquei na época que, se eu fosse fazer um filme, chamaria ele para trabalhar comigo. Quando surgiu a oportunidade do Lino, ele foi a primeira pessoa que eu pensei e já o convidei para participar. Ele foi super legal e gostou da ideia logo de cara. Em 2010, fui até a casa dele para captar a dublagem de um material do filme para que eu pudesse captar recursos, e ele gravou tudo de graça.

Notamos que existem muitas referências da cultura pop no material divulgado do filme.

Tem muita coisa dos anos 80 em Lino. Alguns policiais falam bastante coisa dessa década, inclusive uma piada com o DeLorean (De Volta para o Futuro). O filme foi pensado para todo mundo!

O que você espera que Lino represente ao cinema nacional?

Eu espero que o filme ajude a abrir portas como Grilo fez para muita gente, para as pessoas acreditarem que é possível fazer animação de qualidade no Brasil. Temos que ter recursos para fazer filmes, assim não perdemos animadores aqui no país também.

Lino – Uma Aventura de Sete Vidas é uma animação nacional produzida pela StartAnima e coproduzida pela Fox Films.

Estreia em 07 de setembro!

Sinopse do filme

Lino é um animador de festas muito azarado que não aguenta mais seu emprego, pois precisa vestir todos os dias uma horrorosa fantasia de um gato gigante e aguentar sempre a mesma rotina de maus tratos das crianças. Cansado de tudo e tentando se livrar da falta de sorte que o persegue, Lino resolve buscar a ajuda de Don Leon, um suposto “mago” não muito talentoso, que o transforma justamente no que ele mais queria se livrar: sua própria fantasia! Em sua jornada para reverter o feitiço, Lino será confundido com o “maníaco da fantasia” e passa a ser procurado pela polícia, dando início a uma grande aventura. Em cenas divertidas, dinâmicas e inesperadas, Lino descobrirá um novo amor pelo seu trabalho, pelas crianças e um novo sentido para sua vida.

Tags : , , , ,