Heath Ledger em 10 filmes | Cinematecando

Posted On 02/02/2017 By In Filmes, Listas

Heath Ledger em 10 filmes

Heath Ledger foi um ator que, mesmo com uma morte precoce (em janeiro de 2008, aos 28 anos), deixou como legado uma filmografia bem diversificada e de alta qualidade. Australiano, despontou na América com o já clássico 10 Coisas que Odeio em Você e foi construindo, aos poucos, uma carreira de respeito para os fãs e para a crítica. Atuou com astros como Mel Gibson, Jake Gyllenhaal, Christian Bale, Geoffrey Rush, Naomi Watts, Michelle Williams (com quem teve uma filha, Matilda), Matt Damon e outros.

Para matar um pouco a saudade, neste artigo relembramos 10 dos trabalhos de Heath Ledger que conquistaram muitos fãs ao redor do mundo!

10 Coisas que Odeio em Você (1999)


O primeiro filme de Heath Ledger já é um clássico, e não tinha como ser diferente! Ao lado de Julia Stiles, ele protagonizou uma das melhores comédias românticas das últimas décadas. 10 Coisas que Odeio em Você é baseado na obra  A Megera Domada, de Shakespeare.

O Patriota (2000)

Esta super produção dirigida por Rolland Emmerich (Independence Day) conta com Mel Gibson como protagonista, e Heath Ledger como seu filho. A obra é ambientada durante um conflito entre americanos e ingleses e é um grande filme de época.

Coração de Cavaleiro (2001)

Um de seus melhores papéis! Heath é William Thatcher, um escudeiro que se passa como um cavaleiro de origem nobre para participar de torneios. É um filme muito divertido que também conta com Paul Bethany como um escritor que o ajuda a forjar seu passado.

Ned Kelly (2003)

Ao lado de Orlando Bloom, Heath atuou como um bandido que, durante anos, liderou uma gangue que aterrorizou a Austrália entre 1878 e 1889. Um filme de época muito bem conduzido e que rendeu elogios à Heath na época de lançamento.

Os Irmãos Grimm (2005)

Para quem é fã de fábulas, este filme é um prato cheio. Heath Ledger e Matt Damon interpretam os famosos Irmãos Grimm e se aventuram a fim de solucionar casos misteriosos para reconquistar a fama e respeito. Dirigido por Terry Gilliam, ex-membro da trupe Monty Phyton.

O Segredo de Brokeback Mountain (2005)

Aqui está a primeira interpretação de Heath reconhecida pela crítica no geral. Seu papel como o cowboy Ennis Del Mar lhe rendeu indicações ao Oscar, SAG Awards e BAFTA. Na época, tal reconhecimento o deixou, de certa forma, pressionado, pois nunca havia sido indicado a premiações maiores como essas. O Segredo de Brokeback Mountain é um filme extremamente tocante e que foi importante para Heath, pois durante as gravações conheceu Michelle Williams, mãe de sua filha Matilda, e também criou uma grande amizade com Jake Gyllenhaal.

Casanova (2005)

Heath Ledger, em um de seus papéis mais divertidos, vive Casanova, um garanhão que conquista qualquer mulher que vê pela frente. Mas quando Francesca (Sienna Miller) o rejeita, ele arruma um jeito de conquistá-la e compromete até sua reputação por isso.

Candy (2006)

Um dos últimos filmes de Heath é um drama denso que envolve drogas e relacionamentos, e o quanto essas duas coisas modificam nossas vidas. Ele e Abbie Cornish atuaram de maneira magnífica e levam à tela todo o peso por serem viciados em drogas.

Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)

Definitivamente, o longa que marcou Heath Ledger para sempre! Muitos não puderam acreditar no empenho que o ator deu ao icônico personagem; e se teve alguém que não botava fé na escolha do diretor, com certeza se arrependeu de ter pensado assim. Seu Coringa é considerado como o melhor feito até hoje, se transformou em um ícone e inclusive lhe rendeu um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante póstumo, pois infelizmente ele faleceu um ano da cerimônia. A trilogia de Christopher Nolan sobre o Batman é lembrada, por grande maioria, pela atuação magistral de Ledger, e com certeza permanecerá assim por muitos e muitos anos. Uma pena que Heath não tenha vivido para ver a comoção e admiração mundial que este personagem criou.

O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus (2009)

Muitos pensam que O Cavaleiro das Trevas foi o último filme de Heath, mas este foi rodado logo após o encerramento das filmagens de Batman. Então, podemos ver o ator em seus meses finais de vida, pois infelizmente não conseguiu concluir as filmagens deste longa. Inclusive, os atores Colin Farrell, Jude Law e Johnny Depp se comprometeram a finalizar o trabalho e atuar, os três, no papel de Heath. Também dirigido por Terry Gilliam.

Qual é o seu filme favorito de Heath Ledger? Deixe nos comentários!

Jornalista especializada em cinema. Fundadora e editora-chefe do Cinematecando. Foi assessora de imprensa na 41ª edição da Mostra Internacional de Cinema e hoje é redatora e repórter do portal AdoroCinema.