A magia do Teatro em Les Misérables | Cinematecando

Posted On 28/04/2017 By In Artigos, Teatro

A magia do Teatro em Les Misérables

Sou uma grande fã dos filmes musicais e vergonhosamente nunca tinha ido ao teatro ver um musical, mas enfim fui assistir ao espetáculo Les Misérables, que está em cartaz de março até julho no Teatro Renault em São Paulo, e não posso estar mais feliz. A peça, baseada no livro homônimo de Victor Hugo, se passa durante a Revolução Francesa e traz a clássica história de Jean Valjean, Fantine, Javert, Cosette, Marius e outros tantos personagens que já são conhecidos do público.

É impossível assistir ao espetáculo e não relacioná-lo diretamente com a mais recente adaptação da história para os cinemas, dirigida por Tom Hooper e que rendeu o Oscar de melhor atriz coadjuvante para Anne Hathaway. Tanto o filme de 2012 como a peça em cartaz em São Paulo são adaptações do famoso musical da Broadway de mesmo nome, mas o filme, por mais belo e intenso que é, em um determinado momento da história se torna arrastado e cansativo até para os espectadores acostumados com o gênero. Já o espetáculo, não; ele é dinâmico, lindo e intenso sem se tornar maçante. Ele te envolve de uma maneira que as quase três horas de duração passam despercebidas diante da maravilhosa história que nos é contada.

Quem viu o longa vai reconhecer as músicas cantadas pelos atores acompanhadas por uma orquestra durante o musical, pois são versões em português de clássicos como I Dreamed a Dream, On My Own, Stars, Bring Him Home, Do You Hear The People Sing? e One Day More.

Não se deixe enganar quando dizem que teatro é um tipo de entretenimento para quem tem dinheiro, pois os ingressos para Les Misérables custam a partir de 25 reais, e o setor mais distante ainda te garante uma visão completa do palco, mesmo que distante.

Indico o espetáculo a todos que se interessam pela história, gostam de musicais ou que simplesmente estão abertos para conhecer o maravilhoso mundo do teatro. Les Misérables é claramente uma experiência única e inesquecível. A história escrita por Victor Hugo no século 19 pode até parecer ultrapassada para alguns, mas eu digo que a luta das pessoas em nome do seu país, em busca de uma melhor qualidade de vida em meio a tantas injustiças, é sim muito atual.

Tags : , , , ,