Posted On 29/03/2017 By In Artigos - Séries, Séries

Prison Break: série retorna para sua 5ª temporada com muita nostalgia e ação

Neste texto há alguns detalhes sobre a trama da 5ª temporada de Prison Break, que estreia em 04 de abril na FOX. Se você não quer saber nenhum detalhe do enredo, pare de ler após o aviso de spoilers!

A quarta temporada da série norte-americana Prison Break chegou ao seu fim em maio de 2009 e, juntamente com as críticas relacionadas à qualidade do enredo e aos inúmeros plot-twists, muitos fãs ficaram chateados – sobretudo surpresos – com a maneira que tudo terminou. Depois de uma 1ª temporada praticamente impecável, 81 episódios ao todo e até mesmo um tele-filme intitulado O Resgate Final, o desfecho não agradou a todos, e o principal questionamento foi: realmente eram necessárias quatro temporadas para narrar as reviravoltas na vida de Michael Scofield, Lincoln Burrows, Sara Tancredi, Sucre, T-Bag e os outros personagens que fizeram parte das maratonas de milhões de pessoas?

A série, que se perdia e se encontrava com uma frequência um tanto desgastante, ainda assim conquistou um terreno sólido e, graças aos fãs ao redor do mundo, se manteve viva mesmo após seu fim. Sete anos se passaram desde a despedida de Michael Scofield para o mundo, mas como vivemos em uma época que é movida por revivals, algo mais surpreendente que o próprio final de Prison Break aconteceu: a série iria retornar em 2017. Drama, mortes, romance, ação e reaparições surpresa eram as cartas na manga que a FOX tinha na época das quatro temporadas principais. Mas e hoje? Será que a mesma fórmula daria certo? É inevitável pensar que, em sete anos, muitas coisas mudam, e essa linha de pensamento também se encaixa (ou pelo menos deveria) em filmes e séries de televisão.

As reações quanto a esta notícia foram mistas: enquanto a metade dos fãs ficaram alegres e animados, a outra metade, desconfiada, torceu o canto da boca. E eu não culpo essa outra metade. Afinal, como reagir com a notícia de uma série que, por mais amada que seja, também era reconhecida por “enrolar” os espectadores com vários sub-plots? A história de Scofield foi ficando cada vez mais complicada com o passar dos episódios, principalmente por ir além das prisões e abordar temas com mais cara de 24 Horas, como a conspiração por parte do governo americano.

Mas nada disso foi o suficiente para evitar o retorno, que agora está bem próximo! Com data de estreia mundial marcada para 04 de abril de 2017 e apenas nove episódios encomendados (uma boa notícia para aqueles que tinham medo de ser “enrolados”), Prison Break está cada vez mais perto de seu fiel público novamente.

À convite do Canal FOX, nós assistimos ao primeiro episódio da 5ª temporada, intitulado Ogygia, e agora vamos contar o que achamos!

Spoilers abaixo:

Sim, Michael está vivo! E muitas pessoas já puderam confirmar essa bomba nos trailers e nas imagens divulgadas pela FOX. Os atores Wentworth Miller, Dominic Purcell, Sarah Wayne Callies, Amaury Nolasco, Robert Knepper, Rockmond Dunbar e Paul Adelstein se reencontraram para a nova temporada e, antes de mais nada, é preciso dizer o quão nostálgico é vê-los em tela após sete anos. Fisicamente, os personagens não mudaram em praticamente nenhum aspecto, mas por dentro já é possível ver logo no primeiro episódio que todos (ou pelo menos a grande maioria) seguiu em frente após a “morte” de Michael. Lincoln voltou para as ruas e vive perigosamente, enquanto Sara se casou novamente e vive com seu marido e filho (cujo pai é Michael) em uma casa tranquila no subúrbio.

Por mais que alguns anos tenham se passado, Lincoln claramente não superou a morte de seu irmão e, quando T-Bag ressurge para avisá-lo que Michael pode estar vivo em uma prisão do Iêmen, usa todos seus artifícios para encontrá-lo. Com artifícios, lê-se antigos personagens, como Sucre e C-Note. A ideia de utilizar as mesmas diretrizes da primeira temporada (porém ao contrário, com Lincoln indo salvar Michael), funcionaram bem no episódio de retorno, que logo de cara já nos dá uma impressão bem sombria e com a ação que já estamos acostumados. Agora ambientada fora dos Estados Unidos, a série terá muitos ganchos para serem resolvidos, porém é certo dizer que a temporada já começou com o pé direito. Com tudo bem orquestrado, será muito difícil não agradar o público sedento por respostas.

Pelo visto, o time de Prison Break entendeu que os tempos mudaram e conseguiu adaptar uma história que fará sucesso nos dias atuais. Costurando ação, drama, nostalgia e um tom mais dark que não soa nada forçado, já podemos adiantar que o quinto ano da série vai dar o que falar. Não sabemos exatamente o que houve com Michael Scofield durante este meio tempo, mas é evidente que tudo que o envolve agora é algo muito maior que os personagens da série e o próprio público pode imaginar…

Prison Break (5ª temporada)
Estreia: 04/04/2017
Episódios: 09, com exibições todas as terças-feiras, às 23h

Tags : , , , , , , , , ,