Jack Nicholson em dez filmes
Quando pensamos nos maiores atores da história do cinema, Jack Nicholson é uma figura que se destaca facilmente. Indicado 12 vezes ao Oscar, ele está em atividade na indústria cinematográfica há 60 anos e, além de ator, já trabalhou como produtor, diretor e roteirista. Dono de um sorriso cativante, John Joseph “Jack” Nicholson é um ator único e que possui muitos filmes inesquecíveis em sua filmografia.
Vamos relembrar alguns deles?
Chinatown (1974)
Antes de ser reconhecido mundialmente por seu papel em Um Estranho no Ninho, Jack já conseguiu se destacar como o detetive J. J. Gittes em um filme de suspense do diretor Roman Polanski. Na trama, Gittes inicialmente é contratado para investigar a infidelidade do marido de sua cliente, mas o caso vai além quando o marido infiel aparece morto em um reservatório d’água, e ele acaba se envolvendo em uma história mais complicada e sombria do que esperava.
Um Estranho no Ninho (1975)
Após ser preso, Randle Patrick “Mac” McMurphy (Nicholson) finge ser uma pessoa insana para não ter que trabalhar e acaba sendo levado para uma clínica de doentes mentais. Lá, ele faz amizade com outros pacientes e os estimula a irem contra as regras da rígida enfermeira Ratched (Louise Fletcher), só que os riscos que essas atitudes possuem são bem altos. Jack Nicholson recebeu seu primeiro Oscar de Melhor Ator por esse filme, que hoje é considerado um dos melhores de todos os tempos. Um verdadeiro clássico que marcou sua carreira.
O Iluminado (1980)
Um dos filmes mais conhecidos do diretor Stanley Kubrick. Adaptado do livro homônimo de Stephen King, ele é sombrio e marcado por uma atuação fantástica de Nicholson na pele de Jack Torrance, homem que se muda com sua família para cuidar da manutenção do vasto Hotel Overlook durante as férias de inverno. É claro que o diretor ajuda a manter o tom de terror, mas a atuação de Jack Nicholson consegue assustar e surpreender ainda mais.
Laços de Ternura (1982)
Apesar desse filme tratar mais sobre o relacionamento entre mãe e filha ao longo de três décadas, Laços de Ternura tem uma ótima participação de Jack Nicholson como o personagem Garrett Breedlove, um paquerador e ex-astronauta que se envolve com a personagem da atriz Shirley MacLaine. Seu papel lhe rendeu mais um Oscar, dessa vez de Ator Coadjuvante!
As Bruxas de Eastwick (1987)
Outra grande atuação de Jack Nicholson, aqui bem sarcástico e atrevido no papel do rico Daryl Van Horne. Ele chega à cidade de Eastwick e se envolve com o trio de amigas (e bruxas) formado pelas atrizes Cher, Michelle Pfeiffer e Susan Sarandon. É uma clássica e divertida comédia dos anos 80, repleta de efeitos especiais.
Batman (1989)
O Coringa sempre foi um personagem emblemático no mundo dos quadrinhos, e Jack Nicholson, com sua presença forte e enigmática (sem falar no sorrisão), conseguiu trazer toda a ameaça e o humor negro que o Palhaço do Crime possui. É até hoje uma das atuações mais relembradas do ator.
Melhor é Impossível (1997)
Na história, Nicholson é Melvin, um escritor famoso de romances que mora em Nova York; só que ele também é racista, homofóbico, misantropo e tem TOC! Ainda por cima, é intolerante com as pessoas e a única que consegue aguentar esse comportamento é a garçonete Carol (Helen Hunt). Ele, então, começa a se interessar por ela, ao mesmo tempo em que é obrigado a cuidar do cachorro de seu vizinho. Com situações inusitadas em sua vida que antes era perfeitamente calculada, Melvin é um personagem que vai cativando o público ao exibir seu lado bom. O filme rendeu a Jack Nicholson seu segundo Oscar de Melhor Ator.
As Confissões de Schmidt (2002)
Um drama com toques cômicos e reais que nos apresenta outra faceta de Jack Nicholson. Ele é um senhor de sessenta anos que está se aposentando, está deprimido e ainda não encontrou o “sentido da vida”. Depois de perder sua esposa, ele se arrisca em uma longa viagem para encontrar sua filha e seu noivo e, durante o trajeto, vai se auto-conhecendo. Sua atuação é outro presente para os fãs, pois faz isso de uma forma tocante.
Os Infiltrados (2006)
Neste elogiado filme de Martin Scorsese, Jack Nicholson encarnou um chefe da máfia irlandesa chamado Frank Costello. Ele infiltra um criminoso na polícia de Boston ao mesmo tempo em que a polícia infiltra um policial na equipe de Costello. É um ótimo filme de ação e com um elenco de peso, que vai de Leonardo DiCaprio a Martin Sheen.
Antes de Partir (2008)
Impossível não se emocionar com essa história. Jack Nicholson, já com certa idade, atuou ao lado de Morgan Freeman em um drama sobre realizar desejos antes de partir. Colegas de quarto em um hospital, ambos os personagens descobrem que estão com câncer e decidem fazer uma “Lista da Bota”, com tudo o que desejam viver no tempo que lhes resta. Para quem gosta de Jack Nicholson e de filmes que promovem reflexão, Antes de Partir é um prato cheio.
3 comentários sobre “Jack Nicholson em dez filmes”
Comentários estão encerrado.