A quase realidade de Mad About You

A quase realidade de Mad About You

Por Lucas Walderez

Quando pensamos em séries de comédia nova-iorquinas, logo nos lembramos de três ícones: Seinfeld, Friends e How I Met Your Mother. Porém, uma das melhores sitcoms que se passa em Nova Iorque é Mad About You.

Transmitida pela NBC de 1992 a 1999, ela conta a história de Paul e Jamie Buchman, recém-casados e com uma nova vida pela frente. Paul (vivido por Paul Reiser, que também dirigiu e escreveu a série), era cineasta e documentarista. Criativo, Paul busca consumar seu trabalho enquanto cuida de sua vida amorosa com Jamie e de seu cachorro Murray (personagem com recorrente aparição e um dos pontos cômicos da série). Jamie (Helen Hunt) é especialista em relações públicas. De personalidade forte e muito doce, Jamie era o ponto de equilíbrio e, apesar de seu problema de relacionamento com a sogra, sempre lidou muito bem com as confusões que acabavam por aparecer na vida do casal.

Por ser uma sitcom dos anos 90 e produzida pela NBC, Mad About You contou com crossovers com duas das melhores sitcoms da época (talvez de todos os tempos): Seinfeld e Friends. Lisa Kudrow, que viveu a adorada Phoebe em Friends, antes disso foi a esquecida e mal-educada Ursula, garçonete de um dos restaurantes favoritos de Paul e Jamie: o Riff’s. Ursula era uma personagem muito forte e adorada pelos fãs. Com a criação de Friends, Lisa Kudrow não quis abandonar o personagem em Mad About You, então os produtores tiveram a ideia de criar um laço familiar entre Ursula e Phoebe. Apesar de Phoebe nunca ter aparecido em Mad About You, Ursula apareceu muito em Friends, sempre com seu jeito peculiar. Além das aparições de Ursula em Friends, Jamie e Fran (amiga de Jamie) aparecem em Friends no Central Perk, e confundem Phoebe com Ursula, o que gera uma confusão imediata e uma cena memorável para os fãs de ambas as séries. Já em Seinfeld, o crossover é curto, tendo apenas Paul vendendo seu antigo apartamento para Cosmo Kramer, um dos grandes personagens da série.

Mesmo não tendo a aclamação e a lembrança da maioria do público até os dias de hoje, Mad About You marcou uma série de fãs, tendo, inclusive, faturado 13 Emmys e um Globo de Ouro de melhor comédia em 1995. Helen Hunt, em um só ano, ganhou um Oscar, um Emmy e um Globo de Ouro.

Mad About You se diferenciava pela demonstração do quase real. Poderiam ser incontáveis os casais nova-iorquinos dos anos 90 que se enxergavam em Paul e Jamie. Um casal que, apesar de todas as paranoias e confusões da vida adulta em uma grande cidade, sempre levou a vida da maneira mais doce e divertida possível. Temas reais como casamento, relacionamentos homossexuais, gravidez e problemas com trabalho, trabalhados com o máximo de naturalidade possível pelos atores, transformaram a série numa das mais queridas e divertidas da época.

E, da forma mais real e doce possível, Mad About You tem seu encerramento em uma cena onde Paul e Jamie estão em seu apartamento, à luz de velas, e Jamie agradece Paul pelo lindo casamento que têm. Após isso, vemos um vídeo com cenas onde aparecem a família, os amigos e a filha do casal, em momentos felizes… Como aqueles vídeos que nós mesmos fazemos de nossas vidas.

Redação

Aqui você encontra textos escritos em conjunto pela nossa equipe, assim como matérias de colaboradores eventuais do Cinematecando.