Cinco filmes para despertar o espírito olímpico | Cinematecando

Posted On 24/05/2016 By In Artigos, Filmes

Cinco filmes para despertar o espírito olímpico

Falta muito pouco para o início dos Jogos Olímpicos do Rio em 2016. Entre os dias 5 e 21 de agosto, mais de 200 países irão disputar 42 modalidades em 37 arenas espalhadas pelo Brasil. E para despertar o espírito olímpico em nossos leitores, listamos cinco filmes de esportes que vão te deixar no clima certo para o evento em mais uma lista do Cinematecando.

A Turma de 92 (2013)

Se você acompanha futebol, certamente já ouviu falar dessa lenda. O documentário britânico resgata a história do elenco juvenil do Manchester United de 1992, liderado por David Beckham, Ryan Giggs, Gary Neville e Paul Scholes, até o glorioso título da Liga dos Campeões da Europa em 1999. O documentário recebeu pontos positivos nas reviews mundiais, e está disponível na Netflix.

Invictus (2009)

Este é uma figurinha carimbada em todas as listas de filmes esportivos. Após o fim do apartheid, o presidente Nelson Mandela (interpretado por Morgan Freeman) se depara com uma África do Sul socialmente dividida. Com fé de que o esporte poderia trazer a união entre brancos e negros, Mandela se junta ao técnico de rugby Francois Pienaar (Matt Damon) para estruturar um time capaz de vencer a Copa do Mundo de Rugby de 1995. Um fato curioso: Após 92 anos, o comitê olímpico aprova o retorno do rugby à competição, e será uma das modalidades disputadas nos jogos de 2016.

Space Jam: O Jogo do Século (1996)

É difícil passar pela infância sem presenciar o encontro épico entre Michael Jordan e Pernalonga. Os Looney Tunes desafiam invasores alienígenas para uma partida de basquete, e contam com a ajuda do astro da NBA para derrotar seus adversários. O filme não possui profundidade, mas diverte e traz aquela boa sensação de nostalgia. A sequência de Space Jam já foi confirmada para os próximos anos, e terá LeBron James, do Cleveland Cavaliers, como personagem principal. O astro já foi confirmado para o Dream Team dos Estados Unidos nos Jogos Olímpicos de 2016.

Golpe Baixo (2005)

Seria esse um dos únicos filmes assistíveis de Adam Sandler? Dê uma chance para Golpe Baixo… Paul Crewe é um ex-jogador de futebol americano enviado para a cadeia após dirigir embriagado. Em suas primeiras horas no novo habitat, o diretor do presídio obriga o personagem de Sandler a transformar um grupo de presos em um time de futebol americano para disputar uma partida contra os guardas. O filme também conta com as participações de Chris Rock, Terry Crews e o rapper Nelly.

Creed (2015)

Sylvester Stallone retorna ao personagem que consagrou sua carreira, mas dessa vez o veterano Rocky Balboa está longe dos ringues. Adonis Johnson é filho de Apollo Creed, um dos maiores boxeadores da história que morreu durante uma luta no filme Rocky IV, de 1985. Adonis larga seu emprego em uma seguradora para investir na carreira de boxeador profissional. Para seguir seu sonho, o protagonista se muda para a Philadelphia, na tentativa de encontrar o antigo rival de seu pai. Após muita insistência, Rocky aceita treinar o rapaz para lançá-lo ao estrelato do boxe. O filme rendeu indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante para Sylvester Stallone.

O Milagre de Berna (2003)

Se você acha que A Onda é o único blockbuster de destaque feito na Alemanha, saiba que O Milagre de Berna é uma das maiores bilheterias domésticas da história do país. Nove anos após o fim da Segunda Guerra, a seleção da Alemanha Ocidental se torna a campeã da Copa de 1954, derrotando a imbatível equipe da Hungria para, finalmente, trazer alegria à uma nação esfacelada. Como pano de fundo, uma família lida com as dificuldades das divisões pós-guerra. A trama foca nos Lubanski, família liderada pela mãe, que ficou cuidando dos três filhos enquanto seu marido era prisioneiro de guerra na União Soviética.