Rebobinando • Conta Comigo - Cinematecando

Posted On 13/07/2016 By In Filmes, Rebobinando

Rebobinando: Conta Comigo (1986)

Acordei cedinho no fim de semana retrasado, 7h da manhã, e não estava afim de assistir desenho como sempre faço (sou uma criança presa no meu corpo de 23). Então, resolvi rever um dos filmes que mais marcaram minha vida e a de milhares de pessoas desde que foi lançado em 1986: Conta Comigo.

Eu tento evitar assistir esse filme porque ainda não me conformo que vivemos em um mundo sem River Phoenix para nos presentear com seu talento, mas eu estava com uma saudade enorme daqueles quatro meninos. E que clássico, não é mesmo? O filme se renova sozinho a cada ano que passa, funcionando para absolutamente todas as gerações atuais e as que ainda estão por vir. É um daqueles filmes que não tem idade, que te faz pensar, sorrir e chorar – tudo ao mesmo tempo todas as vezes, não importa quanto tempo passe.

O filme é baseado em um conto do famoso escritor Stephen King (O Iluminado, Carrie – A Estranha, It – A Coisa) e é a história perfeita sobre a transição da infância para a adolescência, e dali, para a fase adulta. O filme lida com tudo isso com uma delicadeza fenomenal que é difícil de se ver em longas atuais: Gordie lidando com a morte de seu irmão, Chris com sua família abusiva, Teddy com seu pai que tem problemas mentais e Vern com suas inseguranças. Mas isso tudo é apenas o pano de fundo. O que importa mesmo é a relação dos quatro e como essa amizade definiu suas vidas para sempre.

Conta Comigo começa como uma comédia e vai aos poucos se transformando em um drama, principalmente ao chegar em seu clímax, quando Gordie nos conta através de sua escrita o que aconteceu com seus três melhores amigos enquanto Stand by Me, de Ben E. King, começa a tocar ao fundo. Não tem como conter as lágrimas.

“Nunca mais tive amigos como os que tive quando tinha 12 anos. Meu Deus, e quem tem?”

FICHA TÉCNICA
Direção: Rob Reiner
Roteiro: Andrew Scheinman, Bruce A. Evans, Raynold Gideon
Elenco: Casey Siemaszko, Corey Feldman, Gary Riley, Jerry O’Connell, John Cusack, Kiefer Sutherland, Richard Dreyfuss, River Phoenix, Will Wheaton
Produção: Andrew Scheinman, Bruce A. Evans, Ray Gideon
Fotografia: Thomas Del Ruth
Duração: 89 minutos