Crítica: Sobre Viagens e Amores

Crítica: Sobre Viagens e Amores

Maria e Marco são dois jovens italianos que resolvem conhecer os Estados Unidos logo, após terminarem o ensino médio, para descansar antes da faculdade e conhecer um pouco mais do mundo fora da Europa. Os dois nem são amigos, mas como fazem parte da mesma turma, um contato em comum acaba organizando a viagem e a hospedagem dos dois no mesmo período e lugar.

Depois de muitas discussões no avião, Maria e Marco resolvem que vão se aturar para que a experiência no novo continente seja boa e para que os anfitriões Matt e Paul gostem deles. Porém, logo no primeiro contato Maria fica abismada com o fato de estar hospedada na casa de um casal gay e isso gera um mal-estar que vai sendo quebrado aos poucos durante o filme, quando é mostrado ao espectador que, para nascer uma bela amizade, só é preciso que as pessoas estejam dispostas.

Neste novo filme de Gabriele Muccino, conhecido principalmente por seu trabalho com Will Smith em Sete Vidas e em À Procura da Felicidade, os eventos, descobertas e temas abordados são tratados da maneira mais simples e leve possível, como as coisas deveriam ser realmente na vida. Muitos outros filmes poderiam focar na relação do casal homossexual com a sociedade, enquanto esse longa só pincela os problemas que todos sabemos que existem e traz seu principal enfoque no amor, seja ele entre Matt e Paul ou sobre o sentimento recíproco que eles vão nutrindo por seus amigos italianos.

Acompanhado da trilha sonora que foi premiada no Festival de Veneza de 2016, o filme narra de maneira suave e natural a história dos personagens de maneira com que o espectador se identifique com detalhes de cada um deles. Embora o roteiro não traga nenhum plot twist, o longa é interessante e envolvente, talvez pela maneira delicada com que trata personagens intensos ou talvez porque também faz com que o espectador saia da sala de cinema se sentindo bem, pensando nos amigos e em todos os momentos marcantes que viveram juntos.

FICHA TÉCNICA
Roteiro e Direção: Gabriele Muccino
Trilha Sonora: Lorenzo Jovanotti Cherubini
Elenco: Matilda Lutz, Brando Pacitto, Joseph Haro, Taylor Frey, Jessica Rothe, Scott Bakula, Laura Cayouette e Timothy Martin
Lançamento: 4 de maio de 2017
Duração: 1h43

Giovanna Arruda