Filmes para assistir no Dia dos Namorados
O frio chegou no momento certo. E pra que gastar uma fortuna com presentes e restaurantes caros se você e seu parceiro, ou parceira, podem passar o fim de semana embaixo de cobertores assistindo a filmes românticos? Eis o assunto que iremos abordar hoje, em mais uma lista do Cinematecando. Avisamos desde já que nossa lista compreende obras de diversos gêneros e conotações, para agradar todos os tipos de leitores.
A Garota Dinamarquesa (2015)
O filme que deu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante para Alicia Vikander este ano. A Garota Dinamarquesa conta a sensível história do rapaz Einar Wegener, uma das primeiras pessoas a se submeter à cirurgia de mudança de sexo. Casado com uma pintora dinamarquesa, Einar se descobre mulher ao posar travestido como uma. A obra acompanha a trajetória de Einar, que adota o nome Lili, e o drama dos personagens secundários ante sua nova decisão. A crítica pegou pesado com o diretor Tom Hooper, insinuando que A Garota Dinamarquesa trata o tema de forma forçada. Já a Academia demonstrou um grande interesse por sua conotação, indicando o filme a quatro categorias do Oscar.
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)
Baseado no famoso curta de 2010, Hoje Eu Quero Voltar Sozinho é diferente de qualquer drama adolescente já produzido no cinema nacional. Acompanhamos os passos de Leo, um adolescente cego que busca a independência de sua família superprotetora. Após conhecer Gabriel, um garoto recém-chegado à sua escola, Leo começa a descobrir mais sobre o que é autonomia, e sua sexualidade. Hoje Eu Quero Voltar Sozinho trata de diversos temas na medida certa, e tem a incrível aprovação de 91% no rigoroso Rotten Tomatoes. O filme está disponível na Netflix desde o último mês, e é uma boa opção para quem deseja curtir uma história doce com boas doses de nostalgia.
A Bela e a Fera (1991)
Você já conhece essa história. E a bela música tema deve estar tocando na sua cabeça neste exato momento. A Bela e a Fera é, sem sombra de dúvidas, uma das melhores animações da Disney. Por conta de erros cometidos no passado, um belo príncipe francês é transformado em um monstro através da maldição de uma feiticeira. Abatido, o príncipe perde sua humanidade por completo, aceitando sua condição de besta. Anos se passam, e o destino acaba unindo o príncipe com Bela, uma linda camponesa que chegou ao seu castelo por acaso. Apesar de não ser tão antiga, a animação já é lembrada como um clássico.
A Princesa e o Plebeu (1953)
Esse clássico estrelado por ninguém menos que Audrey Hepburn é muito doce e leve de assistir. Audrey (que ganhou o Oscar por esse papel) interpretou uma rica princesa que, cansada de sua agenda com inúmeros compromissos entediantes, foge de seu castelo em Roma para passar um dia como uma garota normal. Na cidade, ela conhece um homem que a reconhece logo de cara, mas como é jornalista, não falará nada pois quer fazer uma matéria sobre a princesa sem ela saber. Só que é claro que as coisas mudarão ao longo do dia…
Embriagado de Amor (2002)
Uma comédia romântica bem diferente dirigida pelo ótimo diretor Paul Thomas Anderson. Adam Sandler é Barry, dono de um pequeno negócio e que cresceu junto de sete irmãs que o abusavam mentalmente. Por isso, ele tem medo de se apaixonar. Até que aparece Lena (Emily Watson), uma misteriosa mulher que vira sua vida de cabeça para baixo. Sandler está em um dos melhores papéis de sua carreira (se não o melhor) em Embriagado de Amor, uma obra que é linda tanto visualmente como em seus diálogos poéticos.
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001)
Como não se apaixonar por esse filme maravilhoso e cativante? Se você ainda não assistiu, não há data melhor para conferir do que neste Dia dos Namorados. Amélie é uma mulher inocente que vai morar sozinha em um bairro parisiense e trabalha como garçonete. Um belo dia, encontra uma caixa escondida em sua nova casa e decide procurar o dono. Quando ela consegue devolver a caixa ao dono e vê a alegria dele, Amélie se sente muito feliz e quer continuar ajudando as pessoas de alguma forma. Em uma dessas boas ações, encontra um homem que mudará seu destino. O Fabuloso Destino de Amélie Poulain aquecerá seu coração!
Tudo Acontece em Elizabethtown (2005)
Outro filme cativante e inspirador. Protagonizado por Orlando Bloom e Kirsten Dunst, o longa conta a história de Drew, um designer que vê sua vida virar de cabeça para baixo em questão de pouco tempo e até planeja o suicídio, mas quando algo grave acontece em sua família, ele se vê obrigado a voltar a sua cidade natal. Durante a viagem, Drew conhece Claire, uma aeromoça, que gosta dele logo de cara. O filme mistura a comédia com a melancolia de uma maneira muito singela, e é impossível não torcer pelo casal Drew e Claire. A história foge de clichês e a trilha sonora é simplesmente um primor!
Esperamos que você goste das nossas sugestões! Feliz Dia dos Namorados!