A importância das cores no cinema
Quando assistimos a um filme, ficamos atentos a diversos elementos que o compõe: roteiro, construção dos personagens, enquadramentos. E aos que analisam a produção com mais profundidade ainda, a paleta de cores é outro ponto a ser estudado e compreendido. Isso porque, na maioria das vezes, os tons não são usados à toa. A construção visual de um filme vai muito além da iluminação e enquadramentos, e a paleta de cores não é somente para fins estéticos. As nuances de azul, por exemplo, podem ser utilizadas tanto em uma cena para nos passar tranquilidade, quanto para compor um momento melancólico, como em Harry Potter.
Na verdade, a saga Harry Potter utiliza bastante a paleta de cores para nos comunicar algo. A produção vai ganhando tons mais frios e escuros, como azul, verde, cinza e preto conforme os momentos mais sombrios vão se aproximando. Por mais que muitas vezes nós simplesmente nos esquecemos de analisar essas informações, é como se nosso inconsciente fizesse esse trabalho sozinho. Os momentos em que Voldemort aparece são sempre escuros e com nuances esverdeadas. Sendo assim, quando essas cores começam a tomar conta da tela, já sabemos que o perigo está perto.
Seja para ditar o tom de uma situação ou para indicar conexões entre personagens, a paleta de cores é um elemento fundamental que afeta o nosso psicológico. E é claro que isso não se aplica somente no cinema. Embalagens de produtos, comerciais de televisão, placas, banners: as cores são escolhidas para atrair a nossa atenção e fazer parte da mensagem. As animações também se utilizam desse mecanismo, afinal, não é mera coincidência que, em Divertidamente, a tristeza seja representada pelo tom azul (frio) e a raiva pelo vermelho (quente).
No Twitter, a conta Cinema Palettes (@cinemapalettes) está sempre postando fotos de cenas de filmes famosos e suas paletas de cores. Entenda melhor o significado de cada cor e analise!
AMARELO
Uma única cor pode ser utilizada para transmitir diversos sentimentos. O amarelo pode nos remeter a: loucura, doença, insegurança e ingenuidade. Na cultura oriental, o amarelo significa vingança, o que explica a cor do figurino da personagem conhecida como “A Noiva” em Kill Bill.
No caso do filme Moonrise Kingdom (2012), de Wes Anderson, o amarelo nos transmite, na maioria do tempo, a ingenuidade dos personagens.
AZUL
A cor azul é conhecida por transmitir calma e passividade, mas as suas nuances podem gerar outras sensações. Por ser um tom frio, o azul também está muito ligado à tristeza, melancolia, isolamento, e frieza. O tom é muito usado em dois filmes famosos: a animação A Noiva Cadáver, de Tim Burton e O Regresso, de Alejandro Iñárritu e que rendeu a Leonardo DiCaprio o Oscar de Melhor Ator.
ROSA
Já o rosa nos remete ao romance, à ternura, sedução e, se usada de outra maneira, também dá um ar de fantasia para a cena. Em alguns casos, a cor é utilizada para compor um visual vintage. No geral, os tons quentes destacam a fotografia do filme, tornando-o mais alegre, como em Grease e O Grande Hotel Budapeste.
VERMELHO
É impossível não relacionar a cor vermelha com paixão, mas, ao mesmo tempo, o tom é utilizado para nos informar que a cena traz muito perigo e violência. Quando o vermelho está muito atribuído a um personagem, isso pode representar a personalidade forte que ele possui, como podemos notar na personagem Clementine no filme Brilho Eterno De Uma Mente Sem Lembranças. Já em O Silêncio dos Inocentes, a cor está muito relacionada à violência que permeia todo o longa.
VERDE
Eu já disse no início do texto que tons frios, assim como o verde, representam a melancolia, a solidão, o perigo e também o isolamento. Além disso, o verde está diretamente relacionado à natureza. Na primeira imagem, a cena de ação de Arlequina e Coringa em Esquadrão Suicida. O casal é sombrio, por isso o verde se torna uma cor predominante na cena. Já no segundo filme, Wild, o verde está ligado à natureza e a cena se torna inspiradora e calma.