Onze filmes para entrar no clima natalino
Árvore decorada dentro de casa, amigo secreto, família reunida em volta da mesa e… uva passa em todas as comidas (até no arroz)! Nós estamos em contagem regressiva para a data comemorativa mais feliz do ano: o Natal. E, nessa época, é importante deixar um pouco os problemas de lado e aproveitar o espírito natalino que paira no ar. Para isso, separamos oito filmes que valorizam o Natal ou se passam no período. Então prepare a pipoca (sem uva passa, por favor) e divirta-se!
O Estranho Mundo de Jack (1993)
Dirigido por Tim Burton, O Estranho Mundo de Jack é um filme sombrio que reúne duas datas comemorativas: o Dia das Bruxas e o Natal. Na Cidade do Halloween, Jack Esqueleto está cansado de só celebrar o Dia das Bruxas. Vagando pela floresta, ele descobre a Cidade do Natal e fica encantado com a árvore e toda a decoração diferenciada. Obcecado pelo mundo novo que descobriu, Jack volta para a sua cidade e decide “roubar” o natal para si e organizar o melhor natal de todos, mesmo não conseguindo compreender qual é a essência do espírito natalino.
O Expresso Polar (2004)
A animação ficou marcada por ser a primeira a utilizar captura de movimento, mas além de toda a evolução técnica, o longa tem um dos roteiros mais natalinos dessa lista. O Expresso Polar conta a história de um menino que não acredita em Papai Noel, mas na noite de Natal se vê a bordo de um trem misterioso prestes a embarcar para o Polo Norte. A trilha sonora é composta por músicas temáticas como White Christmas, Silver Bells e etc. Tom Hanks dubla e interpreta vários personagens. O Expresso Polar é um filme quase obrigatório para o Natal!
A Felicidade Não se Compra (1946)
O filme mais antigo na nossa lista, A Felicidade Não Se Compra possui uma história emocionante que se passa durante o Natal. George Bailey (James Stewart) é um pai de família que, deprimido por sua falência financeira, tenta se suicidar, mas é salvo por um anjo que o faz mudar de ideia. Ao lado de sua família, George percebe o quanto é importante na vida de todos. Além de James Stewart, o elenco conta com Donna Reed e Thomas Mitchell. Nós já falamos mais sobre essa obra belíssima do cinema na seção Rebobinando; clique aqui para ler.
Esqueceram de Mim (1990)
É raro encontrar alguém que nunca tenha assistido Esqueceram de Mim e não é à toa: o longa já passou diversas vezes na Sessão da Tarde e é um sucesso! Às vésperas do Natal, os pais de Kevin (Macaulay Culkin) viajam e esquecem o garoto em casa. Sozinho, ele é surpreendido por ladrões que tentam invadir a sua casa.
Meu Papai é Noel (1994)
O que fazer quando um acidente mata o Papai Noel? Sabendo da importância da data, Scott Calvin (Tim Allen), dono de uma loja de brinquedos, resolve concluir a missão do bom velhinho e salvar o Natal de várias crianças.
O Grinch (2000)
Dentro de um floco de neve mora o mal humorado Grinch, que pretende acabar com o Papai Noel e colocar em risco a felicidade de muitas pessoas que passam o ano esperando pelo Natal. Mas Cindy Lou, uma pequena garotinha, tenta convencer Grinch da beleza do espírito natalino. O filme é baseado no livro de mesmo nome escrito por Dr. Seuss.
Feliz Natal (2005)
O filme é uma coprodução entre França, Alemanha e Inglaterra e mostra, de forma emocionante, a trégua que soldados inimigos deram durante a Primeira Guerra Mundial para comemorar o Natal. O filme é uma verdadeira lição de humanidade e conta com ótimas atuações de Diane Kruger, Benno Fürmann e Gary Lewis.
O Conto de Natal dos Muppets (1992)
O Conto de Natal dos Muppets é o quarto filme dos Muppets e o primeiro a ser produzido após a morte do criador, Jim Henson. O longa é baseado em um livro do escritor Charles Dickens, chamado A Christmas Carol. Por mais que o protagonista dos filmes não seja um dos Muppets, mas sim o ator Michael Caine, eles tem muita importância na história. O Conto de Natal dos Muppets mostra a vida de Ebenezer Scrooge, um homem azarado que encontra Caco e sua turma e os espíritos de seu Passado, Presente e Futuro. Juntos, todos fazem Ebenezer entender o verdadeiro sentido do Natal.
Surpresas do Amor (2008)
Todo Natal, Brad e Kate seguem um tradição criada pelos dois quando se conheceram: livram-se das neuroses de suas famílias e viajam para algum local exótico para passar as férias. Porém, após um nevoeiro que cancela todos os voos, Brad e Kate são obrigados a passar o Natal em família. Com Vince Vaughn e Reese Whiterspoon nos papéis dos protagonistas, Surpresas do Amor mistura comédia romântica com temas natalinos.
Tudo em Família (2006)
Quem está ou já esteve em um relacionamento sério sabe da tensão que é antes de conhecer o sogro(a). A confusão no filme Tudo em Família começa às vésperas do Natal, quando todos se reúnem para esperar o filho “preferido” Everett e sua noiva, Meredith, uma executiva bem-sucedida. Mas a verdade é que, mesmo com o espírito natalino no ar, ninguém se simpatiza com Meredith e cabe a ela conquistar a família do noivo e salvar o Natal.
Simplesmente Amor (2003)
Dirigido e escrito por Richard Curtis, Simplesmente Amor é um filme britânico que se passa durante o Natal e investiga diferentes aspectos do amor, contando dez histórias separadas, envolvendo personagens diferentes. Em uma dessas histórias, Juliet (Keira Knightley), que se casou recentemente, desconfia das intenções do melhor amigo do marido, Mark (Andrew Lincoln). Quem está acostumado a ver Andrew Lincoln no papel de Rick em The Walking Dead vai se surpreender – e até achar engraçado – ao ver o ator interpretando um personagem tão romântico.