Presidentes americanos no cinema

Presidentes americanos no cinema

Por Rodrigo Fabretti

Na última semana, uma enxurrada de comentários e críticas foram feitos sobre a eleição de Donald Trump para ocupar a chefia norte-americana. Mas e no cinema? Certamente existem presidentes que queríamos ver no lugar de Trump ou Hillary (caso ela tivesse vencido). Pensando nisso, fizemos uma lista com cinco presidentes americanos da ficção que seriam bem melhores que os dois candidatos!

Presidente James Dale – Marte Ataca!

mars-attacks-jack-nicholson-1996

Não há maneira melhor de começar essa lista se não com um dos atores mais queridos por esse site, Jack Nicholson. Com um senso de humor bem estranho, marcianos invadem a Terra simplesmente por diversão e com vontade de criar um parque de diversões com a raça humana. Dirigido por Tim Burton, coube a Nicholson dar vida ao Presidente James Dale e liderar o povo americano (e, de certa forma, a humanidade) contra os invasores. Não sabemos se Dale era um bom presidente, mas é certo que ele realiza discursos que tocam os corações dos alienígenas.

Presidente James Marshall – Força Aérea Um

lat-fakeprez7_ea0y6wgw20080204125848

Além de comandar a Millenium Falcon em Star Wars e caçar tesouros em Indiana Jones, Harrison Ford também foi presidente dos Estados Unidos. Após uma viagem para a Rússia e um discurso contra o terrorismo, que pode parecer bem atual mesmo após quase 20 anos, terroristas russos sequestram o avião presidencial em troca da libertação de seu líder. Só que Egor Korshunov, vivido por Gary Oldman, não contava com um pequeno detalhe: Marshall é um ex-piloto da Força Aérea Americana.

Presidente Thomas J. Whitmore – Independence Day

zjkzoti2mgnjnymvrgdqng1iy0ppcgvsnxnwsldecjlyehlhwjz3ps8xmzn4nzoxnzg3edgwos8xmjgwedyymc9mawx0zxjzonf1ywxpdhkonzupl2h0dhbzoi8vczmuyw1hem9uyxdzlmnv

Assim como o presidente de Harrison Ford, Thomas J. Whitmore, vivido por Bill Pullman, também era um piloto da Força Aérea. Mas, ao invés de lidar com um sequestro, Whitmore comandou vários soldados contra um ataque alienígena. Com discurso que não deve em nada para o de William Wallace, Pullman vai à luta contra os alienígenas não apenas uma vez, mas duas! Whitmore também voltou para ajudar a Presidente Elizabeth Lanford (Sela Ward) na segunda invasão. Nós conversamos com Pullman na divulgação de Independence Day: O Ressurgimento no Brasil, clique aqui para conferir.

Presidente Tom Beck – Impacto Profundo

morgan-freeman-deep-impact

Morgan Freeman realmente pode dizer que já foi quase tudo na vida. O ator, que já foi Deus em Todo Poderoso e ajudou o Batman no combate aos vilões, fez uma ponta de presidente norte-americano em Impacto Profundo. Após a descoberta de um cometa em rota de colisão com a Terra e falhar em tentativas de desviar o trajeto do objeto, uma equipe de astronautas consegue detonar algumas bombas e transformar o cometa em uma chuva de meteoros. Ao final, coube ao Presidente Tom Beck realizar o discurso de esperança ao mundo.

Presidente Baxter Harris – Todo Mundo em Pânico 3 e 4

fhd003sm3_leslie_nielsen_001

Talvez um dos presidentes mais atrapalhados da história do cinema, Leslie Nielsen deu vida ao Presidente Baxter Harris em uma sátira clara à filmes como O Chamado, Sinais, 8 Mile e outros. Em um determinado momento, Harris homenageia até mesmo o Presidente James Marshall de Força Aérea Um ao passar por uma imagem de Ford na Casa Branca.

Menção Honrosa: Presidente Francis J. Underwood – House of Cards

frank

Ao contrário dos outros nesta lista, Underwood não veio da telona, mas com certeza passa como um trem em cima de seus problemas, e faz isso melhor que todos desta lista. Outro fator positivo é a maneira com que ele consegue se comunicar com seu eleitorado. Com uma ambição enorme para chegar onde quer, é certeza que os aliens, terroristas e cometas não teriam tanta chance contra o personagem de Kevin Spacey.

Curiosidade: Ronald Regan, 40º Presidente dos Estados Unidos, foi ator antes de entrar na vida política. Ele trabalhou em diversos filmes e possuía um contrato com a Warner Bros.

Rodrigo Fabretti