Sessão da meia-noite: Feel good movies

Sessão da meia-noite: Feel good movies

por Gabriel Campos

Eu sei que 2016 foi uma daqueles anos que valeram por 10. Donald Trump foi eleito, por exemplo. Fátima Bernardes e William Bonner passaram por maus bocados. Meu Gameboy Color, relíquia que guardo desde criança, se espatifou no chão após meu cachorro Hércules pular na cama e eu ainda não encontrei um psiquiatra para me ajudar a superar isso.

Por essas e outras, resolvi fazer uma lista de filmes que sempre me animaram, mesmo se eu estiver bem pra baixo. Espero que você goste (e assista)!

Benny and Joon (1993)

Um jovem Johnny Depp  interpreta um rapaz esquisitão que se apaixona por uma garota com deficiência mental. A trilha sonora é maravilhosa e o roteiro faz uma homenagem a um dos meus atores favoritos do cinema mudo: Buster Keaton. Vão rolar umas risadas e uns momentos ooown. Vale a pena.

A Nova Onda do Imperador (2000)

https://www.youtube.com/watch?v=UvBobLkNCE8

Sim, eu sei, é um desenho da Disney… E POR QUE TEM GENTE QUE ACHA QUE ISSO É UM DEFEITO?! Tem muito filme infantil que é fantástico, e esse é um deles. Humor pastelão e piadas deliciosamente cretinas fazem desse filme uma das escolhas que não dá para errar. Fica aqui também um elogio para os dubladores da versão em português, porque eles deixaram o filme muito melhor que o original (na minha humilde opinião, claro).

A Vida de Brian (1979)

Quem me conhece sabe que eu amo Monty Python, mas também tenho que admitir que o humor tipicamente britânico deles não agrada todo mundo em terras Tupiniquins. Dito isso, acredito que esse é o único filme da trupe dos Pythons que eu vi com todo o tipo de gente e todo mundo gostou, mas fica aqui o aviso: Se você é muito religioso e não tiver um senso de humor debochado, A VIDA DE BRIAN pode te incomodar um pouquinhozinho. Afinal de contas, trata-se da história paralela a de Jesus. Basicamente, é uma paródia da sociedade da época, cujo personagem principal poderia ser o Messias, mas errou por pouco.

A Vida Secreta de Walter Mitty (2013)

https://www.youtube.com/watch?v=HddkucqSzSM

Outro que a trilha sonora me ganhou logo no começo do filme. O visual faz você perder o fôlego em alguns momentos. É aquele tipo de filme que tem tudo para ser razoavelmente bobinho, mas por alguma razão, mexe com temas existenciais que assombram a vida de todo mundo. E te deixa com um sorriso de orelha a orelha no final.

A Última Festa de Solteiro (1984)

Pois é. Sessão da Tarde forever! Antes do Tom Hanks ser um ator super sério e se meter a decifrar os códigos Da Vinci, ele era o queridinho das comédias dos anos 80. Esse é o meu filme favorito dessa época, simplesmente pelos abusos e clichês, pelas piadas absurdas e por te dar aquela sensação gostosa de querer chamar os amigos para encher a cara e dançar sem motivo algum. O título é auto explicativo, o enredo é previsível, mas isso só deixa o filme mais gostoso. Vai por mim, você vai gostar.

Scott Pilgrim Contra o Mundo (2010)

Eu amava as HQs. Amo esse filme. Não vou falar mais nada além da simples frase “PARE A SUA VIDA E ASSISTA ISSO AGORA MESMO”

A Morte Lhe Cai Bem (1992)

Ok, esse aqui merece uma atenção especial: Meryl Streep, Goldie Hawn, Bruce Willis e Isabella Rosellini. SENTIU O PESO DESSE ELENCO?! O que eu mais gosto dessa história é a mistura precisa de comédia com ficção científica e efeitos especiais que, apesar de simples, sobreviveram ao peso cruel da tecnologia que só o tempo pode

aprimorar. Uma atriz de cinema busca a juventude eterna e, por isso, casa-se com o melhor cirurgião plástico da atualidade, que era marido da sua prima. Acontece que depois de estar mais esticada que massa de pizza, ela tem que recorrer a uma alternativa polêmica… E SOBRENATURAL.

Beetlejuice – Os Fantasmas se Divertem (1988)

Michael Keaton rouba a cena interpretando o fantasma que vai ajudar Allec Baldwin e Geena Davis a se tornarem poltergeists de primeira linha. Eu gosto tanto desse filme que assisto três vezes ao ano, no mínimo! Aniversário, Carnaval e no Dia das Bruxas. Tim Burton garante a estética esquisitona e Winona Ryder vai roubar seu coração para sempre no papel da filha gótica que fala com espíritos. Se você não terminar o filme cantando “DAAY O! DAAAAY OOO!”, tem alguma errada com você.

Claro, não poderia deixar de citar Curtindo a Vida Adoidado (1986) porque toda a hora é hora de cantar Twist and Shout.

https://www.youtube.com/watch?v=tgd46QiHz4I

E se essa lista não te animar, lembre-se que o Fabio Junior se casou de novo. Nem tudo mudou pra pior. Ainda existe esperança.

Sugestões de mais filmes divertidos? Mande mensagens aqui no site do Cinematecando ou no meu canal do youtube (youtube.com/gabrielcomenta).

Redação

Aqui você encontra textos escritos em conjunto pela nossa equipe, assim como matérias de colaboradores eventuais do Cinematecando.