Posted On janeiro 27, 2017 By In Artigos, Filmes

Os ensinamentos de Kat Stratford em 10 Coisas que Odeio em Você

“A fauna silvestre e a mulher selvagem são espécies em risco de extinção”. É assim que Clarissa Pinkola Estés inicia o seu livro, Mulheres que Correm com os Lobos: Mitos e Histórias do Arquétipo da Mulher Selvagem. Em um breve resumo, a obra fala sobre como as mulheres, durante anos e até hoje, têm a sua natureza instintiva esmagada para agradar os outros. Por isso, nós acabamos presas dentro de uma caixa e frustradas por não termos nos tornado quem gostaríamos de ser. No livro, Clarissa compara as mulheres com animais selvagens e aponta as semelhanças: “não é coincidência que os lobos e os coiotes, os ursos e as mulheres rebeldes tenham reputações semelhantes. Todos eles compartilham arquétipos instintivos que se relacionam entre si e, por isso, têm a reputação equivocada de serem cruéis, inatamente perigosos, além de vorazes”. Mulheres que Correm com os Lobos: Mitos e Histórias do Arquétipo da Mulher Selvagem é leitura obrigatória para as mulheres e também para os homens que possuem a mente aberta para entender pelo menos o básico sobre a opressão que sofremos ao longo da história.

Enquanto lia esse livro, eu me lembrei do filme 10 Coisas que Odeio em Você. Mesmo com todos os seus clichês, o longa nos apresenta a uma personagem feminina forte, Kat Stratford, que não tem medo de ser quem é. E, acredite, se você nunca viu 10 Coisas que Odeio em Você, pode até se surpreender com a determinação e convicção da garota. A trama também nos mostra uma personagem que é completamente o oposto de Kat: a sua irmã caçula, Bianca, a menina mais popular e atraente do colégio. Enquanto Kat não se preocupa tanto assim com vaidade, Bianca só pensa nisso… e em garotos. É a super feminilidade contrastando com a jovem “rebelde” que luta por seus direitos. Kat é a mulher selvagem enquanto Bianca faz o papel da mulher que todos gostam de olhar – e que os homens gostam de ter. Já deixo bem claro aqui que eu não acredito nessa estética: batom e roupas fofas não fazem de você menos feminista – e nem toda feminista detesta maquiagem, ser mega vaidosa ou não é uma escolha da mulher. Mas o objetivo de 10 Coisas Que Eu Odeio Em Você é zombar dos padrões e dizer: você não precisa ser quem os outros querem que você seja. E por isso esse filme é tão incrível.

Em algumas sinopses e até na descrição dos personagens, você vai ler que Kat é uma “megera” ou até mesmo que ela é uma garota insuportável. Na verdade, ela não é nada disso. A personagem só não é o tipo de garota que as pessoas esperam que ela seja. Pensando em todo esse assunto, que anda muito em pauta atualmente, separamos algumas frases de Kat para você se inspirar e não ter medo de ser exatamente quem é.

– Você não precisa ser sempre quem eles querem que você seja.

– Você não deve viver para cumprir as expectativas dos outros.

– Não tenha medo de expressar a sua opinião.

– Você não precisa seguir os padrões. Dê voz para a sua própria essência.

– E, lembre-se: as pessoas vão gostar de você pelo o que você é. Não mude o seu jeito de ser somente para agradar alguém. A mudança só deve acontecer se você acredita que pode ser uma pessoa melhor.

10 Coisas que Odeio em Você foi lançado em 1999, com Julia Styles e Heath Ledger no elenco. Inclusive, a cena de Heath cantando “Can’t Take My Eyes of You” é incrível. No longa, o ator, conhecido por interpretar o Coringa, tinha apenas 20 anos e Julia, 18. Confira a cena e volte no tempo:

Tags : , , , , , ,

Redatora do Cinematecando | Jornalista, 22 anos e apaixonada por livros, música e, claro: filmes! Conheceu a magia do cinema através de Harry Potter e Jurassic Park ainda na infância e, desde então, passa horas e horas se dedicando a encontrar um bom filme para assistir no tempo livre. Louca por séries, não suportaria um dia sem Netflix ou sem fones de ouvido e sequer se lembra de como era a sua vida sem esses dois “itens” básicos de sobrevivência. Além disso, tem um porquinho da índia tão lindo que roubaria facilmente o papel de protagonista nos filmes de Hollywood!