Quatro filmes sobre criação de filhos
Por Sammy Itaborahy
Achei interessante abordar esse tema porque crianças são inevitáveis e a reprodução é necessária para a espécie humana continuar. Mesmo assim, pouco se discute sobre. É importante destacar que um ser humano em desenvolvimento sofre ações adultas o tempo inteiro e se cria através de diversos fatores correlacionados.
A ideia dessa lista é justamente trazer à tona quatro filmes sensacionais que abordam a criação de filhos de diferentes formas, enfatizando situações mais recorrentes num plano geral e trabalhando outros ideais.
Capitão Fantástico (leia a crítica aqui)
Capitão Fantástico é, de fato, uma versão de Into The Wild da criação de filhos. Imagina só pegar uma floresta, longe de tudo que há de podre na humanidade, e construir um paraíso que só você e a sua família próxima tem acesso? Parece surreal e é mesmo. O filme trabalha em uma linha de extremidades, porque é preciso uma sociedade inteira para se moldar um ser humano e a cada nova cena isso se torna mais claro.
Precisamos Falar Sobre Kevin
Para quem já leu o livro, vale deixar o recado de que o filme não vai parecer realmente tão forte quanto, mas que ainda sim é um bom filme. Precisamos falar sobre Kevin conta a história de um casal apaixonado que começou a construir uma família e que teve problemas com o seu primogênito. Kevin nos é mostrado como um garoto sem empatia e sem limites, que tenta de todas as formas infernizar a vida dos pais – mesmo que isso queira dizer traçar um caminho completamente embaçado para si mesmo. O filme é um flashback do ponto de vista da mãe, Eva, que nunca quis realmente ser mãe e que, após Kevin ter sido responsável por um assassinato em massa na escola, tenta lidar com os sentimentos de culpa e fracasso na criação de seu filho.
A Vida Acontece
O filme conta a história de Kim, uma moça nova que dividia o apartamento com duas amigas e de repente se vê grávida e com necessidades urgentes de mudar toda a sua rotina. Apesar de ter uma pegada de comédia romântica, o roteiro enfatiza justamente a realidade das mães solteiras que trabalham, cuidam dos filhos e se veem com pouco tempo para cuidar da vida pessoal e amorosa. Outros pontos trabalhados giram em torno da sua vida social e como as relações com os seus amigos diminuem ou se transformam completamente quando se tem filhos e responsabilidades inevitáveis.
Pequena Miss Sunshine
A história gira em torno de Olive, uma menina que tem como sonho participar do concurso Pequena Miss Sunshine. Para realizar esse desejo intenso, ela e sua família viajam com a expectativa de chegarem a tempo de sua apresentação. No decorrer da viagem, você acaba conhecendo melhor cada personagem e se prende nas abordagens feitas aos problemas internos de uma família ordinária. Além disso, o tema trabalhado no filme é sobre um concurso infantil de beleza e nos mostra com outros olhos como a objetificação e sexualização da mulher se iniciam cedo demais.