As maiores lições de vida encontradas em Harry Potter
Harry Potter completa 20 anos neste 26 de junho, data em que o primeiro livro da saga, Harry Potter e a Pedra Filosofal, foi lançado nas livrarias inglesas. Milhões de crianças (hoje, jovens adultos) foram introduzidas para este universo logo na época de lançamento. Com isso, todos aprenderam muitas coisas ao longo dos sete livros e oito filmes – sem contar os livros extras que J. K. Rowling escreveu! O universo mágico de Harry Potter é vasto e, mesmo que os livros da saga original tenham sido finalizados em 2007, ainda testemunhamos e vamos testemunhar novas histórias mágicas, incluindo a de Newt Scamander e seus animais fantásticos, que ganharão uma quintologia nos cinemas.
Para comemorar esta data muito especial, vamos relembrar alguns dos melhores ensinamentos que Harry, Rony, Hermione, Dumbledore, Sirius Black e todo o mundo bruxo ensinou para nós, fãs?
A importância dos sonhos
“Naturalmente está acontecendo dentro da sua cabeça, mas por que é que isto deveria significar que não é verdadeiro?”(Alvo Dumbledore)
“Porque nos sonhos entramos num mundo inteiramente nosso. Deixe que mergulhe no mais profundo oceano, ou flutue na mais alta nuvem.”(Alvo Dumbledore)
Valorize a família e a amizade
“Você é o fraco, e nunca terá amor ou amizade. Eu tenho pena de você.” (Harry)
“É preciso muita audácia para enfrentarmos os nossos inimigos, mas igual audácia para defendermos os nossos amigos.”(Alvo Dumbledore)
Nossas escolhas são mais importantes do que nossas habilidades
– Exatamente – disse Dumbledore, abrindo um grande sorriso. – O que o faz muito diferente de Tom Riddle. São as nossas escolhas, Harry, que revelam o que realmente somos, muito mais do que as nossas qualidades.”
O amor pode ser demonstrado em muitas formas
“Depois de todo esse tempo?”
“Sempre”, disse Snape.
Pensamentos positivos podem ajudar… e muito
“É possível encontrar a felicidade mesmo nas horas mais sombrias, se a pessoa se lembrar de acender a luz.” (Dumbledore)
O amor é a maior força que existe, e ele está dentro de todos nós
“Não tenha pena dos mortos, Harry. Tenha pena dos vivos, e, acima de de tudo, daqueles que vivem sem amor.” (Dumbledore)
Nossos atos são mais poderosos do que podemos imaginar
“As conseqüências dos nossos atos são sempre tão complexas, tão diversas, que predizer o futuro é uma tarefa realmente difícil.” (Dumbledore)
Não é preciso ter medo de certas coisas; encarar é a melhor opção
“Sempre chame as coisas pelo nome que têm. O medo de um nome aumenta o medo da coisa em si.” (Dumbledore)
A morte não é o fim
“Aqueles que nos amam nunca nos deixam de verdade” (Sirius Black)
Ninguém vai a lugar algum sozinho
– Vocês ficarão comigo? – perguntou Harry.
– Até o fim – respondeu Tiago.
– Eles não poderão vê-los?
– Somos parte de você – disse Sirius. – Invisíveis a todos os outros.
Harry olhou para a mãe.
– Fique perto de mim. – disse baixinho.
É necessário – e possível – ajudar quem estiver ao nosso alcance
“Dobby não tem mais nenhum senhor! Dobby é um elfo livre e veio para salvar Harry Potter e seus amigos!”
Aquela pessoa especial pode estar mais próxima do que imaginamos
– “Você devia escrever um livro, traduzindo as maluquices que as garotas fazem para os garotos poderem entendê-las.” – (Rony para Hermione)
Não julgue as pessoas
Nem é preciso falar mais nada, né?
Trabalhe em equipe
Cada casa de Hogwarts possui um ideal, e isso é maravilhoso. Mas na Batalha Final de Hogwarts, por exemplo, não existiam mais casas separando as pessoas. Esse fato também equivale para todas as criaturas mágicas, que mesmo possuindo diferenças, uniram-se para algo muito maior que elas mesmas.
Seja você mesmo
Luna Lovegood é o melhor exemplo!
“- Podem rir – disse Luna, erguendo a voz, aparentemente sob a impressão de que Parvati e Lilá estavam rindo do que ela dissera e não do que estava usando -, mas as pessoas achavam que Bliberente e Bufador de Chifre Enrugado também não existiam.”
Estudar é necessário (e pode salvar vidas)!
“Das bruxas da sua idade você é a mais inteligente que eu já conheci!” (Lupin)
Hermione foi vista muitas vezes por Harry e Rony como a “sabe-tudo irritante”, mas o fato é que ela salvou a vida de ambos incontáveis vezes! J. K. Rowling deixou bem claro em seus livros a importância de estudar, de ler o máximo possível… afinal, nunca sabemos quando teremos que enfrentar um Basilisco no banheiro, né?
Um comentário em “As maiores lições de vida encontradas em Harry Potter”
Comentários estão encerrado.