Crítica: Entre Idas e Vindas
O longa Entre Idas e Vindas, do diretor José Eduardo Belmonte, chega aos cinemas nessa quinta-feira com a proposta de integrar algo diferenciado ao cinema popular nacional. Para a ocasião, o filme conta com a presença de nomes de peso no elenco, como Fábio Assunção, Ingrid Guimarães, Alice Braga, Caroline Abras e Rosanne Mulholland. O Cinematecando esteve no lançamento para a imprensa, realizado na última semana em São Paulo, e traz o veredito sobre a nova aposta da Film Noise, em parceria com a Filmes do Impossível.
Afonso (Fábio Assunção) e seu filho de onze anos Benedito (João Assunção) estão a caminho da capital paulista para que, depois de seis anos, o garoto possa reencontrar sua mãe. Em uma das estradas do litoral sul de São Paulo, o irreparável Lada velho de Afonso quebra, deixando pai e filho à mercê da estrada. Por fim, a dupla acaba sendo socorrida por quatro mulheres que viajavam pelo litoral em um motorhome, iniciando uma trajetória de aprofundamento pessoal.
A relação entre os personagens de Fábio e João Assunção transpõe a atuação, uma vez que os atores vivem os papeis de pai e filho. Este tópico é tratado de maneira delicada pelo diretor, sendo um dos pontos fortes da trama. As interpretações de Ingrid Guimarães, Alice Braga, Caroline Abras e Rosanne Mulholland também demonstram a profundidade de suas personagens sem muito esforço. O espectador não demora muito para se importar com a história individual – muito bem traçada – de cada uma.
O ritmo de Entre Idas e Vindas, porém, é estranho. A trama parece arrastada e sem muita conexão em ocasiões pontuais. Conforme a história se desenvolve, o diretor parece não decidir se sua obra é sobre desprendimento e problemas pessoais, ou um trecho bobo da novela das sete. A direção também tenta se virar com a falta de figurantes em cenas de festa e restaurantes, passando a impressão de um filme independente de orçamento escasso. Já a fotografia deEntre Idas e Vindas, que evita cenários muito produzidos, merece aplausos pela beleza e simplicidade.
É difícil descrever o perfil de espectador que Entre Idas e Vindas tentará atingir. Apesar da presença de atores globais, o filme passa longe dos recentes lançamentos brasileiros. Quem busca uma história profunda também pode se aborrecer pelo desfecho, que contradiz a abordagem traçada ao longo da trama. Confira o trailer abaixo:
FICHA TÉCNICA
Direção: José Eduardo Belmonte
Produção: José Eduardo Belmonte, Rodrigo Sarti Werthein, Rune Tavares
Roteiro: Claudia Jouvin, José Eduardo Belmonte
Elenco: Fábio Assunção, João Assunção, Ingrid Guimarães, Alice Braga, Carol Abras, Rosanne Mulholland
Fotografia: André Lavenere
Montagem: Bruno Laseviscius, José Eduardo Belmonte