Crítica: Michelle e Obama
Por Laurana Franco
Michelle e Obama conta a história do primeiro encontro de dois jovens que são colegas de escritório, e que alguns anos depois se tornariam o casal mais poderoso do mundo. O desenrolar do início do relacionamento deles é contado em um sábado, no ano de 1989, quando Barack chega na casa de sua futura esposa com seu Datsun amarelo todo detonado e partem para se conhecerem melhor.
Falando de antemão para quem adora Michelle (interpretada por Tika Sumpter) e espera que ela mostre todo seu potencial de mulher imponente, o filme pode decepcionar por ela ficar às sombras de Barack. Não que isso seja fator tão desmotivante, mas ao colocar na balança, as cenas do futuro presidente parecem muito mais marcantes que as da mulher.
E por falar em Barack Obama, Parker Sawyers encarnou o presidente de maneira incontestável. A semelhança entre os dois é impressionante! Até a voz de Sawyers consegue chegar perto do timbre do líder americano.
Um dos momentos mais marcantes do filme acontece quando os dois passeiam pela galeria do Instituto de Arte. Lá, eles comentam sobre os quadros de Ernie Barnes e a importância deles para a cultura negro-americana. Também nessa parte, Barack mostra pela primeira vez suas frustrações, ambições e sonhos para Michelle e descobrimos que a primeira dama é o tipo de pessoa que adora sorvete, enquanto Obama prefere torta.
O longa merece o todo reconhecimento, como o que recebeu do Grande Prêmio do Júri pelo Festival de Sundance. O diretor Richard Tanne conseguiu prender a atenção durante todo o tempo e percebemos o crescimento do interesse de um pelo outro. O único ponto fraco é que o filme parece “curto demais” – quando estamos no ápice, os créditos surgem e vamos embora do cinema.
Para os entusiastas do atual presidente dos Estados Unidos, esse longa é uma boa pedida, mas caso você espera ter um desenvolvimento grande do relacionamento dos dois, ou pretende saber como foi a vida dos Obama antes da presidência, esse filme pode ser um tanto superficial. No final das contas, é um romance bonitinho que por um acaso calhou de ser sobre líderes mundiais.
Michelle e Obama estreia no dia 17 de novembro.
FICHA TÉCNICA
Título Original: Southside With You
Direção: Richard Tanne
Produção: Richard Tanne
Produtora: Get Lifted Film Company, IM Global
Roteiro: Richard Tanne
Gênero: Biografia, Romance
Duração: 84 minutos
Classificação: 10 anos
Elenco Original: Tika Sumpter, Parker Sawyers, Vanessa Bell Calloway, Phillip Edward Van Lear