Filmes para deixar qualquer fã de rock feliz
Hoje é dia de fazer barulho! O mundo todo está comemorando o Dia Internacional do Rock, e nós do Cinematecando não podíamos ficar de fora; por isso, selecionamos os melhores filmes para os rockeiros e rockeiras (re)assistirem e celebrarem esta data tão especial!
Escola de Rock (2003)
“Rock has no reason, rock got no rhyme. You better get me to school on time!”
Não tem como iniciar uma lista relacionada ao rock com outro filme além desse. O sensacional Jack Black protagoniza uma história divertida, emocionante e regada a muitas ensinações sobre esse gênero musical tão amado. Quem nunca sonhou em ter aulas de rock na escola e Black como professor? Depois de ver esse filme, confesso que eu já pensei nisso várias vezes. Escola de Rock conta com um elenco mirim muito fofo e possui a trilha sonora perfeita, de AC/DC a músicas originais.
Rock Star (2001)
“You know, I’m just a regular guy who grew up with the posters of these guys on my wall… and now I’m one of them!”
Década de 80, cabelões, maquiagem e heavy metal. Rock Star pode ser resumido com essas palavras, mas o filme vai muito além de qualquer clichê para os fãs do rock daquela época. A história de um fã rockeiro (Mark Wahlberg) que conseguiu tomar o posto de vocalista em sua banda favorita foi baseada em fatos reais, tomando como exemplo a experiência de Ripper Owens, do Judas Priest. Com um elenco incrível que vai de Jennifer Aniston até o próprio guitarrista Zakk Wylde – e o até então desconhecido Myles Kennedy (vocalista da banda Alter Bridge) -, Rock Star é um filme inesquecível que retrata de maneira realista a indústria musical daquela época e o backstage das estrelas do rock. E tudo isso com uma trilha sonora fantástica para acompanhar!
Across de Universe (2007)
“Music’s the only thing that makes sense anymore, man. Play it loud enough, it keeps the demons at bay.”
Mesmo se você não gostar de musicais, tente dar uma chance a este. Across the Universe tem toda sua história e ambientação baseadas em músicas dos Beatles. São 34 canções do quarteto inseridas na trama de um jeito muito bonito e leve, e as atuações de Jim Sturgess, Evan Rachel Wood e companhia só ajudam a tornar o filme ainda mais gostoso de se ver. Across the Universe possui uma produção muito bem feita, e outro ponto positivo e curioso é que a maioria dos personagens são baseados em figuras que marcaram épocas, como Kurt Cobain, Janis Joplin e Jimmy Hendrix! Impossível não ficar com um sorriso no rosto após assistir a este filme.
Tenacious D (2006)
“Rock is not The Devil’s work. It’s magical and rad.”
Jack Black de novo por aqui! Tenacious D é um filme musical sobre a banda Tenacious D, formada por Black e Kyle Grass em 1994. Tanto a dupla quanto suas músicas são divertidas demais, e mesmo que o filme seja “bobinho” em algumas partes, ele reverencia bandas clássicas do rock n’ roll. É um ótimo passatempo, sem dúvida nenhuma.
Quase Famosos (2000)
“What do you love about music?” – “To begin with… everything.”
Já falamos sobre Quase Famosos por aqui em uma lista de filmes com elementos jornalísticos, mas agora é hora de falar sobre o que mais destaca a obra: a música! Na visão de um jovem de 15 anos, o espectador se sente nos anos 70 enquanto acompanha a excursão da banda fictícia Stillwater pelos Estados Unidos. O cenário do rock neste filme é um verdadeiro tributo a todas as bandas que nasceram naquela época, tal como Led Zeppelin.
Rock of Ages (2012)
“Three songs, no cover. I need you guys to be amazing tonight, so start drinking now!”
Já imaginou o Tom Cruise como um astro do rock? Você pode encontrar isso em Rock of Ages! Por mais que tenha uma história simples e cheia de clichês, esse filme é muito divertido, tem vários atores legais e possui a trilha sonora perfeita, cheia de sucessos dos anos 80/90 de bandas como Def Leppard, REO Speedwagon, Poison, Guns N’ Roses, Journey, Europe, Skid Row, entre outras.
Somos tão Jovens (2003)
“Músico é uma profissão muito difícil.” – “E qual o problema nisso?”
Antes de Legião Urbana, Renato Russo formou a banda Aborto Elétrico, que posteriormente deu origem à Legião e Capital Inicial. E é nessa fase que a produção se ambienta, quando Renato começou a se encontrar no punk rock. Apesar de Somos tão Jovens não se aprofundar tanto e não ser uma biografia completa da trajetória de Renato Russo, vale muito a pena assistir a este filme sobre um dos cantores mais famosos e importantes do Brasil. A trilha sonora é composta por algumas das melhores canções da época!
The Runaways (2010)
“You hear that? That’s the sound of hormones raging.”
Para quem gosta de punk, esse filme é um prato cheio. A história é centrada na formação da primeira banda de rock formada apenas por mulheres na década de 70, a The Runaways, mas foca especialmente nas cantoras Joan Jett (Kristen Stewart) e Cherie Currie (Dakota Fanning) e na relação conturbada que as duas tiveram. As atuações de ambas as atrizes são ótimas e realmente encontraram a essência das personagens – além de que foram elas mesmas que cantaram as músicas que tocam no filme. Imperdível!
Detroit Rock City (1999)
“Your clothes may say disco, but your eyes say rock n’ roll.”
Qualquer fã declarado de uma banda de rock se identifica com esse filme! A história gira em torno de quatro amigos fanáticos pela banda KISS. Eles têm tudo que pode existir referente a eles: pôsteres, camisas, máscaras, CD’s e até uma banda cover, menos uma coisa… ingressos para o show que eles farão em Detroit. O grupo faz de tudo para garantir lugares no show de suas vidas, e é extremamente divertido acompanhar essa aventura. Com participações dos próprios membros do KISS, o filme é uma bela homenagem à banda de Hard Rock.
The Doors (1991)
“Actually, I don’t remember being born. It must have happened during one of my blackouts.”
Este belo filme do diretor Oliver Stone traz Val Kilmer impecável no papel do lendário Jim Morrison como centro da história, revisitando as principais fases do artista junto com os membros da banda The Doors. É uma viagem incrível tanto pela época em que o filme é ambientado quanto pelas interpretações dos personagens.
Cazuza – O Tempo não Pára (2001)
“Pra mim não tem música certa ou música errada. Música tem que ser boa!”
Daniel Oliveira entrega uma atuação fantástica e “exagerada” como Cazuza, tantos em seus traços como nos trejeitos. O filme nos mostra a vida do cantor desde o início da carreira até a descoberta do HIV e sua triste morte nos anos 90. O retrato da vida deste artista inesquecível é feito de maneira simples, mas tocante. O Tempo não Pára é filme nacional emocionante, bem dirigido, e com belas atuações!
The Wonders – O Sonho não Acabou (1996)
“Bands come and go. You got to keep on playin’, no matter with who.”
O filme que marca a estreia de Tom Hanks na direção é bem leve, com uma trilha sonora deliciosa e uma fotografia que remete perfeitamente os anos 60. The Wonders se passa nos Estados Unidos (na época em que os Beatles eram uma sensação nacional) e conta a história de uma banda fictícia de apenas um sucesso, chamada Wonders. Com um elenco dinâmico e músicas animadas (That Thing You Do!), esse filme possui história que parece que foi baseada em acontecimentos reais, de tão bem feita que é.
Aconteceu em Woodstock (2009)
“Everyone with their little perspective. Perspective shuts out the universe, it keeps the love out.”
Esse filme é indispensável para quem gosta de história do rock! Ele retrata como a pequena cidade de White Lake ficou marcada por ser o local de um evento muito maior do que qualquer um poderia imaginar: o Woodstock. Ao assistir o filme o espectador tem uma boa noção de como o evento musical surpreendeu a todos, sejam os moradores do pacato local, ou até os fãs que foram conferir os shows. Sabemos que foram três dias de paz e música, mas o diretor Ang Lee explorou muito bem os bastidores do evento, tudo aos olhos do protagonista Elliot (Demetri Martin) – o que tornou esse filme ainda mais incrível.