Opinião: Johnny Depp mereceu entrar no universo de Harry Potter?

Opinião: Johnny Depp mereceu entrar no universo de Harry Potter?

johnny-depp_gf9f

Em primeiro lugar, por se tratar de uma coluna, o texto é de cunho pessoal. Ou seja, não manifesta a ideologia de todos os membros do site. E, independente da sua opinião, respeite!

Conhecido pela excentricidade de seus personagens, como o clássico Edward, do filme Edward: Mãos de Tesoura e Jack Sparrow de Piratas do Caribe, Johnny Depp é o mais novo ator a entrar no universo de Harry Potter. Aos 53 anos, Depp interpretará Grindelwald, protagonista do maior duelo do mundo bruxo. Nos filmes do Harry Potter, o vilão foi interpretado em diferentes fases de sua vida por dois atores diferentes: Jamie Campbell Bower e Michael Byrne. Na época do lançamento do primeiro filme da franquia de Animais Fantásticos e Onde Habitam, receber a notícia de que Johnny Depp seria Grindelwald dividiu opiniões. Causou felicidade em alguns e decepção em outros. Para mim, foi decepcionante e eu fiquei me perguntando: Depp merece mesmo entrar no universo de Harry Potter?

Que Johnny Depp é um bom ator, nós já sabemos. E, não vou mentir, quando foi oficialmente anunciado que ele interpretaria Grindelwald, eu consegui imaginar o ator na pele do personagem. O argumento mais utilizado nesses casos por quem apoia Depp é: não devemos misturar o pessoal com o profissional. Mas até que ponto isso é justo? Como muitos sabem, Johnny Depp foi acusado de agredir a ex-esposa e também atriz, Amber Heard. E, por mais que os fãs tentem negar ou amenizar os fatos, há imagens que mostram Depp sendo agressivo com Amber, além das provas que ela mesma reuniu contra o marido. Sabe aquela história de que a culpa nunca é da vítima? Então, isso também deveria funcionar quando se trata de Johnny Depp, mas, como já era de se esperar, ele foi o protegido enquanto Amber foi extremamente questionada. Acredito que o que podemos concluir dessa história é: um homem famoso, cheio de fãs e querido por Hollywood nunca será acusado e julgado como merece. É por isso que ter Johnny Depp no universo de Harry Potter é decepcionante (na minha opinião).

Quando lemos e assistimos aos filmes de Harry Potter, aprendemos muito sobre amizade e respeito. Além disso, o elenco é exemplar. Emma Watson se tornou uma mulher que luta pelo direito de outras mulheres e encabeça a campanha He For She. Não sei quantos de vocês já entraram no site, que possui uma versão em português, mas uma das missões é a igualdade de gênero. Em seu discurso na ONU, Watson, embaixadora da ONU Mulheres, pediu que o mundo se mobilizasse para criar um novo movimento de solidariedade que lutasse pela igualdade. E, para mim, chega a ser irônico escalar Johnny Depp, recentemente acusado de agressão, no elenco de um filme com um alcance de público tão grande.

Não estou falando isso apenas por causa de Emma Watson, mas as mulheres e as minorias estão cada vez mais buscando o respeito que merecem e Depp aparecer bem neste momento caótico de sua vida em um papel de destaque é a maior prova de que o homem nunca sofre as consequências reais de seus atos. O que eu esperava, na verdade, é que a J.K Rowling repudiasse ter em seu elenco um ator acusado de agressão. Não sou juíza e nem dona da verdade absoluta, mas como a maioria dos fãs de Harry Potter, fiquei incomodada com a escalação de Johnny Depp. Pode ser que ele não estrague a minha felicidade em assistir Animais Fantásticos e Onde Habitam, mas não vou negar que fiquei um pouco desanimada e decepcionada.

*

A franquia Animais Fantásticos e Onde Habitam traz também Eddie Redmayne, Katherine Waterston, Colin Farrell e Erza Miller no elenco.

Jaquelini Cornachioni